O mundo se despediu, neste sábado (26/4), do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. Após ser velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e transportado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, o corpo do papa foi sepultado, por volta das 8h10 (horário de Brasília).
Cerca de 250 mil pessoas acompanharam a Missa das Exéquias do papa Francisco, entre cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, embaixadores, famílias, pessoas carentes, migrantes, jovens e crianças, chefes de Estado e de governo, segundo o Vatican News.
Em números
- 5 mil foram os concelebrantes, entre cardeais, bispos e sacerdotes.
- 220 cardeais presentes.
- 40 as delegações de representantes de igrejas cristãs e de outras religiões.
- Mais de 160 delegações oficiais de chefes de Estado e soberanos.
- Ao todo, 50 mil pessoas participaram da missa na Praça de São Pedro – a capacidade máxima da área.
- E 200 mil acompanharam a celebração por meio de telões instalados em diferentes pontos das ruas.
O funeral começou às 10h do horário local – 5h no horário de Brasília –, com uma cerimônia presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Por volta das 7h20 do horário de Brasília, teve início o cortejo fúnebre do papa Francisco pelas ruas do Vaticano. Em seguida, o caixão com o corpo do pontífice saiu da Basílica de São Pedro, rumo à de Santa Maria Maggiore, para ser enterrado em local de acesso público, conforme solicitado pelo próprio líder religioso.
Enquanto deixava o Vaticano, o papamóvel que transportava o caixão pelo caminho de mais de 4 km foi acompanhado por aplausos de pessoas nas ruas. Parte delas permaneceu em silêncio, enquanto outras gritavam “Viva Francisco”.
Pouco depois de chegar à Basílica de Santa Maria Maior, frequentada por Francisco desde os tempos de cardeal, o corpo dele foi sepultado durante uma cerimônia restrita, marcada por ritos religiosos e com mais homenagens fúnebres ao pontífice.