O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (26) que discutiu uma proposta de trégua “incondicional” com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma reunião realizada em Roma, horas antes do funeral do papa Francisco, na Praça São Pedro.
A informação foi confirmada por fontes do Vaticano à Sky News e posteriormente endossada tanto pela Casa Branca quanto pelo porta-voz da presidência ucraniana, que classificaram o encontro como “muito produtivo”. De acordo com o governo de Kiev, a conversa teve duração de cerca de 10 minutos, logo após Trump prestar homenagem ao pontífice falecido na Basílica de São Pedro.
Após o breve diálogo, Trump e Zelensky deixaram o local acompanhados de suas esposas, Melania e Olena, respectivamente, e seguiram para a praça onde ocorre a celebração de despedida de Jorge Bergoglio.
Nos últimos dias, Zelensky já havia manifestado seu desejo de se reunir com Trump para discutir possibilidades de negociação de paz com a Rússia. O presidente ucraniano reiterou que seu país está disposto a iniciar conversações diretas com Moscou, desde que seja estabelecido um cessar-fogo no conflito no leste europeu.