segunda-feira, abril 28, 2025
HomeNotíciasManausApós temporal, vereadores falam em 'cena de guerra' e criticam gestão David...

Após temporal, vereadores falam em ‘cena de guerra’ e criticam gestão David Almeida

Na CMM, vereadores acusaram o prefeito de Manaus de omissão diante dos danos causados pelas fortes chuvas

As tragédias ocasionadas pela chuva no fim de semana em Manaus foram destaques na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (28). Entre os debates, os vereadores cobraram um posicionamento efetivo da gestão do prefeito David Almeida (Avante) para minimizar os impactos causados pelos temporais.

No sábado (26) e na madrugada de domingo (27), Manaus foi atingida por um temporal, que causou deslizamentos, alagações e riscos de desabamentos. De acordo com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), foram registradas 45 ocorrências.

O assunto foi colocado em debate pelo vereador João Paulo Janjão (Agir) que se solidarizou com as famílias vítimas dos temporais e afirmou que a CMM precisa cobrar a Prefeitura de Manaus para que tome medidas efetivas.

“Temos que pensar em amparar e depois pensar em medidas definitivas, porque é isso que as pessoas querem […]. Que possamos cobrar da prefeitura medidas que sejam efetivas para que possamos ajudar essas pessoas”, disse.

Na mesma linha, o vereador Coronel Rosses (PL) abordou o assunto, alegando que a Prefeitura de Manaus não teria um planejamento para lidar com fortes temporais e, com a ausência dele, Manaus passa a registrar cenas do que ele descreveu como uma ‘guerra humanitária’.

“Uma tragédia anunciada, foi uma verdadeira guerra humanitária […]. Essa gestão continua inerte, omisso e irresponsável. Falta vergonha e gestão! […] A Prefeitura só se move para preparar uma resposta de última hora”, comentou.

O vereador Capitão Carpê (PL) também falou sobre o assunto e questionou o que a Prefeitura de Manaus tem realizado para minimizar os impactos da chuva na capital amazonense.

“O que a gente questiona é o que tem sido feito para minimizar esses impactos e não prejudique tantas pessoas. A cena era de guerra, de desastre, de tristeza. Pessoas perderam tudo e o que estamos acompanhando é uma Prefeitura que olha para o passado, mas não faz o seu papel”, disse.

Na tribuna, o vereador Zé Ricardo (PT) destacou que as ações da gestão do prefeito David Almeida são tardias e insuficientes. O vereador também apontou que é necessário que Manaus tenha um plano para combater as tragédias da chuva.

“Manaus está sofrendo com as chuvas, mas principalmente com o descaso municipal […]. Vimos o anúncio da prefeitura, que estaria agindo com várias ações, mas são aquelas ações emergenciais, insuficientes. O que realmente precisamos para Manaus é que tenhamos um planejamento em relação a intervenções em áreas urbanas para evitar essas tragédias”, afirmou.

Temporal em Manaus

Entre as 45 ocorrências registradas durante o temporal do fim de semana estão, vinte e duas alagações, sendo dez na sete centro oeste, uma na zona sul, dez na zona oeste e um na zona centro sul. Um de bueiro entupido na zona oeste. Três deslizamentos, sendo um na zona centro oeste e um na zona norte.

Também foi registrado um incêndio na zona sul. Dois riscos de desabar na zona oeste. Dois riscos de deslizar também na zona oeste. Uma solicitação de vistoria na zona centro sul. Dois tombamentos de arvores, sendo um na zona sul e um na zona leste. Onze desabamentos sendo, sete na zona oeste, quatro na zona centro oeste.

Em nota, a Prefeitura de Manaus reforçou que o “descarte irregular de lixo nas ruas é uma das principais causas de entupimentos de bueiros e agravamento de alagamentos, e pede a colaboração da população nesse período de fortes chuvas”.

*Com informações do O Convergente

Leia mais: Chuvas e névoa densa causam atrasos e cancelamentos no Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here