A eleição para a nova diretoria da Fiocruz Amazônia, que ocorre nesta segunda-feira (28), está sendo marcada por um clima de tensão após a apresentação de um pedido de impugnação contra a candidatura da atual presidente da instituição, Stefani Lopes. A pesquisadora Priscila Aquino, que também concorre ao cargo de diretora, formalizou a denúncia.
A eleição ganhou contornos ainda mais acirrados após a apresentação de um pedido de impugnação da candidatura de Stefanie Lopes, atual presidente da instituição. A denúncia, feita por Priscila Aquino, aponta que Lopes teria realizado nomeações para cargos de chefia durante o período eleitoral, prática vedada pelo regulamento da eleição e pelas diretrizes do Conselho Deliberativo da Fiocruz.
Segundo o documento, entre 20 de março e 1º de abril — período reservado à inscrição e divulgação das candidaturas — teriam ocorrido as nomeações, supostamente infringindo também princípios do Código de Ética do Servidor Público.
Outro lado
O Portal Manaós entrou em contato com a Comissão Eleitoral da Fiocruz para obter esclarecimentos sobre a denúncia e a admissibilidade do pedido de impugnação, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. As pesquisadoras Priscila Aquino e Stefanie Lopes também foram procuradas para comentar o caso.
Pronunciamento da candidata Priscila Aquino
Em nota, a pesquisadora afirmou que entrou com o pedido após identificar as irregularidades pela atual gestão, no entanto a comissão optou por não atender o seu pedido.
“Solicitei a impugnação da candidatura da Sra. Stefanie Lopes por ter identificado irregularidades no processo eleitoral. No entanto, a Comissão Eleitoral, após análise, não acatou o pedido. Para maiores esclarecimentos, cabe à própria Comissão prestar as informações pertinentes. Ressalto que não me cabe comentar sobre a atual gestão, atribuição que compete exclusivamente à Diretora em exercício e candidata à reeleição”, afirma.
A votação acontece de forma online até as 16h (horário de Manaus) e está aberta a alunos e servidores da Fiocruz Amazônia.