terça-feira, abril 29, 2025
HomeNotíciasBrasilStartup brasileira lança sistema que transforma câmeras comuns em aliadas da segurança pública

Startup brasileira lança sistema que transforma câmeras comuns em aliadas da segurança pública

Com as tecnologias, até câmeras residenciais podem identificar ameaças, rastrear suspeitos e salvar vidas, tudo com privacidade garantida

A startup brasileira Aiquimist.ai anunciou o lançamento de duas soluções que podem revolucionar o mundo: o FAST-A.I. (Fiscalização Autônoma de Segurança e Trânsito com Inteligência Artificial) e o CrimeDetector.ai, ferramentas que criam a primeira rede global de segurança colaborativa, unindo forças entre o setor público e a iniciativa privada.

Enquanto a FAST-A.I. garante a segurança no trânsito, a CrimeDetector.ai pode ser usada como um agente gratuito para computadores Windows que transforma câmeras comuns em dispositivos inteligentes de monitoramento.

Veja também: Empresa cria máquina para reflorestamento inteligente da Amazônia

A proposta da Aiquimist.ai é clara: usar a inteligência artificial para reequilibrar o jogo entre cidadão e criminoso. Com essas plataformas, qualquer câmera — seja de uma casa, comércio ou condomínio — pode identificar crimes em tempo real, acionar automaticamente a polícia e rastrear suspeitos, sem expor moradores ou funcionários ao risco.

“O F.A.S.T.-A.I. é o primeiro sistema para segurança, fiscalização e educação no trânsito, engenharia de tráfego, zeladoria de cidades e capaz de salvar vidas de forma autônoma, que também segue indivíduos que cometeram crimes diante das câmeras monitoradas pelo sistema, tanto em câmeras publicas, como privadas”, destacou o programador e empresário Marcelo Guimarães.

Como funciona o sistema

A inteligência começa pelo CrimeDetector.ai, que transforma câmeras IP comuns em sensores inteligentes capazes de reconhecer situações de risco como assaltos, invasões e uso de armas. Ao identificar uma ameaça, o sistema envia alertas criptografados para o FAST-A.I., que atua de forma integrada com as forças de segurança, ativando reconhecimento facial, rastreamento de veículos e análise corporal em tempo real.

Privacidade garantida: todo o processamento é feito localmente, e nenhum vídeo sai do dispositivo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGP).

Uma vez detectado um crime, o sistema rastreia o suspeito automaticamente, utilizando todas as câmeras conectadas à rede — públicas ou privadas — criando uma teia digital de monitoramento sem precedentes.Resultados expressivos nos testes

Segundo a startup, em projetos-piloto realizados em municípios parceiros, os resultados são promissores:

– Redução de até 40% nos assaltos em zonas comerciais.
– Aumento de 70% na recuperação de veículos e cargas roubadas.
– Cobertura de até 90% da área urbana sem a necessidade de investir em novas câmeras públicas.

A tecnologia já está disponível gratuitamente para instalação em residências, empresas e condomínios. Basta ter um computador Windows conectado a câmeras IP para começar a operar.

Prefeituras e governos estaduais podem agendar demonstrações personalizadas para ver a solução funcionando com suas próprias câmeras. Para mais informações, basta acessar o site da empresa neste link ou pelo e-mail: [email protected].

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here