Um motorista que supostamente estaria embriagado atropelou cinco participantes da 1ª Corrida Nacional do Sesi, realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, em Manaus. O acidente ocorreu por volta das 5h15, na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, logo após a largada do evento, organizado em celebração ao Dia do Trabalhador.
Segundo a polícia, o condutor, de 29 anos, foi preso em flagrante no local e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O teste do bafômetro realizado indicou 0,64 mg/l de álcool no sangue — quase o dobro do limite que caracteriza crime de trânsito, de acordo com a legislação brasileira.
De acordo com o delegado Ivo Martins, todas as vítimas atropeladas são homens. Dois deles permanecem em estado grave: um foi encaminhado para procedimento cirúrgico, e outro sofreu fratura no tornozelo, segundo informações atualizadas pela Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (FEDAEAM).
Veja também: Operação Valentia prende guardas municipais acusados de tortura no Centro de Manaus
A corrida contou com cerca de 1.200 inscritos, entre eles 574 mulheres, 430 homens, 23 atletas com deficiência (PCDs) e 299 industriários homenageados. O percurso havia sido devidamente isolado com cones para garantir a segurança dos participantes, mas, segundo a Polícia Militar, o motorista avançou em alta velocidade pela faixa destinada aos atletas.
A equipe de saúde do Sesi, junto com a RR Emergências Médicas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros, prestou o atendimento imediato às vítimas.
Ainda segundo a FEDAEAM, os corredores feridos foram levados a diferentes unidades hospitalares da capital:
– Uma vítima foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto pela RR Emergências Médicas;
– Uma vítima foi levada ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, também pela RR Emergências Médicas;
– Uma terceira vítima foi transportada pelo SAMU ao Hospital 28 de Agosto;
– Duas vítimas foram levadas ao SPA Joventina Dias pelo Corpo de Bombeiros.
Em nota oficial, a FEDAEAM lamentou o ocorrido, reiterou que o evento contava com todas as autorizações legais exigidas, seguro para os participantes e suporte médico com ambulância UTI no local. A federação também informou que acompanha de perto a situação dos feridos e está colaborando com as autoridades nas investigações.
“A FEDAEAM lamenta profundamente o ocorrido, reafirma seu compromisso com a segurança dos atletas e público, e acompanhara de perto o desdobramento situação junto às autoridades competentes”, diz trecho da nota.
O motorista permanece detido e deve responder por embriaguez ao volante e lesão corporal grave.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram