quinta-feira, maio 8, 2025
HomeNotíciasMundoHabemus Papam: entenda o que acontece após a Fumaça Branca no Vaticano

Habemus Papam: entenda o que acontece após a Fumaça Branca no Vaticano

Após a eleição, o novo pontífice é conduzido à chamada Sala das Lágrimas, onde se veste pela primeira vez com a batina branca papal

A famosa fumaça branca que surgiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), por volta das 13h08 (horário de Brasília), anunciou ao mundo a eleição de um novo papa, encerrando o conclave no Vaticano. O sinal tradicional indica que os cardeais chegaram a um consenso e escolheram o novo líder espiritual da Igreja Católica, que conta com mais de 1,4 bilhão de fiéis globalmente.

Após a eleição, o novo pontífice é conduzido à chamada Sala das Lágrimas, onde se veste pela primeira vez com a batina branca papal. Nesse momento, o cardeal protodiácono, atualmente Dominique Mamberti, questiona o eleito sobre o nome que deseja adotar como papa — um dos rituais mais simbólicos da transição.

A partir daí, leva-se entre 30 e 60 minutos para que o novo papa apareça pela primeira vez na sacada da Basílica de São Pedro, de onde é feita a tradicional proclamação: “Habemus Papam” — expressão latina que significa “Temos um papa”. Em seguida, o cardeal anuncia o nome de batismo e o novo nome papal escolhido.

No seu primeiro ato público, o papa recém-eleito concede a solene Bênção Urbi et Orbi (“À cidade e ao mundo”), uma bênção papal que simboliza o início de seu pontificado. Dias depois, o novo papa assume oficialmente a liderança da Santa Sé e da Igreja Católica.

Este momento é carregado de tradição, simbolismo e espiritualidade, sendo acompanhado por milhões de fiéis e curiosos em todo o mundo. A cobertura completa da transição papal é um dos eventos mais relevantes no calendário religioso global.

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here