quarta-feira, maio 14, 2025
HomeNotíciasManausComitê Estadual convoca população para a Campanha “Faça Bonito” no dia 18...

Comitê Estadual convoca população para a Campanha “Faça Bonito” no dia 18 de maio em Manaus

A campanha, que completa 25 anos de atuação no estado do Amazonas

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Amazonas (CEVSCA/AM) realiza no próximo dia 18 de maio, domingo, mais uma edição da campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com uma grande mobilização na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, em Manaus, das 7h às 12h. O evento é aberto ao público e tem como foco a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

A campanha, que completa 25 anos de atuação no estado do Amazonas, foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, tornando o dia 18 de maio uma data oficial de mobilização nacional pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Com o lema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o movimento busca engajar a sociedade, o Estado e as famílias na responsabilidade compartilhada de garantir uma infância e adolescência seguras e livres de violência.

O símbolo da campanha — uma flor com pétalas amarelas e laranja — remete aos desenhos da primeira infância e representa o cuidado e o desenvolvimento saudável das crianças. Em 2025, a proposta é “florir o Brasil” novamente durante o mês de maio, promovendo atividades em todo o território nacional.

Campanha reforça importância do Plano Nacional de Enfrentamento

De acordo com o CEVSCA/AM, é estratégica a retomada e revisão do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNEVSCA), com políticas públicas articuladas que priorizem a prevenção, proteção e responsabilização dos agressores. A Resolução Nº 236/2023 do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) oficializou a campanha como ação nacional permanente.

A campanha destaca ainda que a violência sexual contra crianças e adolescentes envolve múltiplos fatores de vulnerabilidade, como gênero, raça/etnia, orientação sexual, condição socioeconômica, território e geração, e que o enfrentamento dessas violências exige atenção intersetorial e ação contínua.

Convite à participação coletiva

O comitê convida crianças, adolescentes, representantes de entidades governamentais e não governamentais, e toda a população amazonense a se juntar à mobilização. A proposta é demonstrar, de forma clara, indignação diante das violências praticadas contra crianças e adolescentes e reafirmar o compromisso com a promoção dos direitos humanos das infâncias brasileiras.

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here