A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (20) o novo Reajuste Tarifário Anual da Amazonas Energia, que resultará em uma redução média de 1,35% nas tarifas. O novo valor entra em vigor no dia 26 de maio.
De acordo com a Aneel, consumidores do grupo de baixa tensão — que inclui residências, áreas rurais e iluminação pública — terão uma queda média de 2,20% nas tarifas. Já os consumidores em alta tensão, como grandes indústrias, enfrentarão um reajuste positivo, com aumento médio de 0,77%.
A revisão tarifária considerou aumento nos encargos setoriais e em componentes financeiros da distribuidora. No entanto, a queda nos custos de compra e transporte de energia contribuiu para a redução final no valor para os consumidores residenciais.
A Amazonas Energia, que atende cerca de 1,04 milhão de unidades consumidoras no estado, com sede em Manaus, possui faturamento anual estimado em R$ 4,4 bilhões, segundo dados da Aneel.
Além disso, a agência reguladora homologou o reembolso de R$ 111,3 milhões pela Amazonas Energia à Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), a ser pago em parcela única em junho. O valor refere-se a um excedente decorrente de sobrecontratação de energia e exposição no mercado de curto prazo entre março de 2024 e fevereiro de 2025.