Titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o secretário municipal Saullo Vianna participou, nesta quinta-feira (22), de uma operação de cidadania voltada à população em situação de rua. A mobilização começou na avenida Brasil, zona Oeste da cidade, com o objetivo de oferecer dignidade, cuidado e oportunidade para quem mais precisa.
Conforme explicado nas redes sociais, a operação integra o Plano de Ação Municipal para a População em Situação de Rua e mobilizou um grande efetivo da prefeitura, com participação direta das secretarias da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saúde (Semsa), Limpeza Urbana (Semulsp), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Habitação (Semhaf), Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), além do Fundo Manaus Solidária, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Defensoria Pública do Estado.
Segundo o secretário da Semasc, Saullo Vianna, a ação representa a união da gestão municipal para enfrentar uma realidade que se agravou no mundo após a pandemia.
“Nosso trabalho é resgatar a dignidade dessas pessoas, oferecendo acolhimento, Auxílio-Aluguel, encaminhamento para abrigos e tratamento de saúde. Vamos também ofertar vagas de emprego e cursos de qualificação. Cuidar das pessoas é fundamental, e é isso que estamos fazendo”, afirmou o secretário.
Ver essa foto no Instagram
A operação mapeou 14 pontos críticos ao longo da avenida Brasil e abordou 15 pessoas em situação de rua: dez homens e 5 mulheres. Não foram identificadas crianças, adolescentes ou idosos no local.
Na próxima semana as equipes atuarão nas proximidades da avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste, onde já foi realizado o mapeamento da área. A proposta é levar o modelo de atuação integrada a todas as zonas da cidade.
*Da Redação com informações da assessoria
Leia mais: Festival de Parintins recebe homenagem em Brasília por meio de articulações de Saullo Vianna