A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Emergência Fabricada, que teve como alvos o prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), e sua esposa. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do gestor em Manaus, mas ninguém foi preso.
Leia mais: Prefeito de Iranduba quer gastar R$ 1,6 milhão para eliminar baratas, ratos e pombos
A investigação apura possíveis irregularidades em contratações diretas feitas pelo município de Tefé com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, as ações visam aprofundar as apurações sobre dispensa indevida de licitação para reformas em unidades escolares, que teriam sido justificadas sem caracterização real de situação emergencial.
Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que passarão por análise pericial para auxiliar nas investigações.
Outro lado
A reportagem buscou comunicação com a prefeitura de Tefé para um posicionamento a respeito da operação que investiga os gastos com o Fundeb. No entanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno sobre o assunto.