Em uma operação inédita, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apreendeu, na última quinta-feira (22/05), mais de uma tonelada de haxixe e maconha escondidas em um compartimento conhecido como “caleta submarina”, localizado no casco de uma embarcação. A carga ilícita está avaliada em R$ 24 milhões. Esta é a primeira vez que a polícia encontra drogas escondidas em um compartimento desse tipo em uma embarcação no estado.
A ação foi coordenada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), da Delegacia Fluvial (Deflu), da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru e da Receita Federal.
Durante a operação, Kaleby Ramos dos Santos, de 24 anos, foi preso em flagrante. Ele já vinha sendo investigado pelo Denarc por envolvimento com o tráfico de drogas e era o responsável pelo transporte do entorpecente.
De acordo com o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, esta foi a quinta apreensão de drogas realizada no estado nos últimos 10 dias, evidenciando o trabalho intensivo das forças de segurança no combate ao tráfico.
“A inteligência estratégica do Departamento de Narcóticos permitiu que a ‘caleta submarina’ fosse localizada, possibilitando a apreensão de mais de uma tonelada de haxixe e maconha. A Polícia Civil seguirá intensificando essas ações, provando à sociedade que estamos engajados e empenhados no enfrentamento ao tráfico, não só em Manaus, mas em todo o estado”, afirmou Fraga.
Segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, a apreensão foi resultado de investigações que duraram cerca de 20 dias, sendo um desdobramento de outras operações realizadas pelo departamento.
“A equipe descobriu que a embarcação estava vindo de Japurá, a 744 quilômetros de Manaus, transportando essa grande quantidade de drogas. Monitoramos a descida do entorpecente e identificamos que a carga chegaria nas proximidades da feira da Panair, no bairro Educandos, zona sul da capital”, explicou Torres.
Ainda conforme o delegado, após três dias de diligências, a embarcação não foi localizada na área inicialmente prevista. Porém, nas primeiras horas da quinta-feira, a equipe avançou pelo rio e conseguiu interceptar o barco nas proximidades de Manaus.
“Durante a abordagem, localizamos Kaleby, que já era nosso alvo e responsável pelo transporte da droga. Após buscas, encontramos mais de uma tonelada de haxixe e maconha escondidas na ‘caleta submarina’, causando um prejuízo de R$ 24 milhões ao crime organizado”, destacou Torres.
Além das drogas, a embarcação e o compartimento oculto foram apreendidos.
Procedimentos
Kaleby Ramos dos Santos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil do Amazonas informou que continuará reforçando as ações de combate ao narcotráfico, com foco especial nas rotas fluviais utilizadas pelo crime organizado na região.