A BR-319 voltou a ser totalmente interditada na manhã desta terça-feira, 3, após o rompimento de um cabo de sustentação em uma segunda balsa improvisada sobre o Rio Curuçá, no quilômetro 23 da rodovia.
O incidente comprometeu novamente a única rota terrestre entre Manaus e o restante do país, deixando motoristas e caminhoneiros isolados e gerando longas filas na estrada. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao portal Manaós.
“A informação mais atualizada é que houve um rompimento de um cabo na segunda balsa, e ela não está conseguindo realizar a travessia por conta disso. Equipes estão no local realizando controle de fluxo e policiamento. Não há manifestação, a BR está totalmente interditada novamente“, informou a PRF, desmentindo rumores iniciais de que a rodovia teria sido bloqueada por caminhoneiros em protesto.
O problema se soma a uma série de transtornos iniciados no sábado, 31 de maio, quando a correnteza do Rio Curuçá destruiu o aterro provisório que permitia a travessia de veículos na região onde uma das pontes da BR-319 desabou em 2022.
Desde então, o tráfego foi suspenso na BR-319, afetando especialmente o fluxo entre os municípios de Careiro e Manaus.
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Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o rompimento da estrutura emergencial foi causado pela força da correnteza e pelo aumento no nível do rio.
O aterro, instalado 35 dias após o colapso da ponte original, era a única via disponível para a travessia. Técnicos do DNIT foram enviados ao local no domingo, 1º, para restabelecer o tráfego, mas a nova falha comprometeu as expectativas de liberação da via.
Em meio à situação crítica, a PRF orienta que os motoristas evitem a região e busquem rotas alternativas, já que não há previsão oficial para a normalização do tráfego.
Queda
Vale lembrar que a queda da ponte sobre o Rio Curuçá ocorreu em 28 de setembro de 2022, causando a morte de cinco pessoas e deixando mais de dez feridos.
Na época, vários veículos foram lançados no rio, e uma estrutura provisória foi erguida para garantir a continuidade do tráfego. Apenas dez dias depois, uma segunda ponte desabou no km 25 da BR-319.
Em maio deste ano, o DNIT anunciou que a nova ponte sobre o Rio Curuçá, com 150 metros de comprimento e 13 metros de largura, deverá ser concluída até setembro. A nova estrutura é mais extensa do que a anterior.