Os trabalhadores do transporte coletivo de Manaus anunciaram uma paralisação para esta terça-feira, 23, a partir das 14h, em protesto contra o atraso no pagamento do adiantamento quinzenal da categoria.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, o valor deveria ter sido depositado inicialmente no último dia 20 de junho. Como a data caiu em um sábado, a expectativa era de que o pagamento fosse realizado na segunda-feira (22). No entanto, até o início da tarde desta terça, os trabalhadores afirmam que o dinheiro ainda não havia sido creditado.
O presidente em exercício da categoria, Josenildo Oliveira, conhecido como Mossoró, afirmou que o clima entre os rodoviários é de insatisfação e que a categoria decidiu endurecer o posicionamento diante da falta de pagamento.
“Está impossível conter os ânimos dos trabalhadores. Se até as 14h o dinheiro não estiver na conta, a paralisação vai acontecer e todos os coletivos serão recolhidos para suas respectivas garagens”, declarou.
Usuários afetados
A mobilização acende um alerta para milhares de usuários do transporte público na capital amazonense, que podem ser diretamente afetados pela suspensão das atividades.
Caso a paralisação seja confirmada, a medida poderá comprometer significativamente a circulação de ônibus em diferentes zonas da cidade, impactando trabalhadores, estudantes e demais passageiros que dependem diariamente do sistema.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) para solicitar posicionamento sobre o caso. Até a publicação desta reportagem, sem retorno sobre o atraso no pagamento ou sobre possíveis medidas para evitar a paralisação. O espaço segue aberto para manifestação.
Fonte: O Convergente


