O Sistema de Segurança Pública do Amazonas desencadeou a operação “Fique em Casa” desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira (6) em pontos comerciais de Manaus.
O objetivo da ação policial é o cumprimento do Decreto Estadual nº 42.101, que suspende o funcionamento de estabelecimentos comerciais, como parte das ações preventivas do Governo do Amazonas para combate ao novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a determinação do governador do Estado é bem clara no que diz respeito à prisão em flagrante de quem estiver descumprindo o decreto.
“Nós estamos aqui para pedir, para orientar a população. Mas, se necessário for dar voz de prisão, nós daremos àquelas pessoas que não queiram colaborar. O interesse coletivo sempre vai se sobrepor ao individual. Entenda que é gravíssima a situação que nós estamos vivendo. E quanto mais cedo nós superarmos isso, será melhor para todo mundo”, afirmou o secretário de Segurança.
O descumprimento do decreto estadual pode ser enquadrado no crime de desacato, de acordo com a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz.
“Todas as delegacias estão de prontidão para receber o pessoal que esteja descumprindo o decreto governamental, e eles serão enquadrados, feitos os Termos Circunstanciais de Ocorrência pelo crime de desobediência. Já existe um estudo feito pelo Departamento de Polícia Metropolitana, então todos já estão municiados neste estudo para lavras os procedimentos”, explicou.
A delegada também pediu para que a população se conscientize de que o momento é muito delicado e que as pessoas precisam ficar em casa por uma questão de segurança, para que vidas sejam resguardadas.
- Fonte: SSP-AM
- Imagem: Divulgação.