quarta-feira, novembro 27, 2024

Saúde – “Chat Saúde On-line” registra mais de 2 mil atendimentos.

Em pouco mais de dez dias de operação, o “Chat Saúde On-line” da Prefeitura de Manaus, já realizou 2.221 atendimentos, de acordo com os registros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os números são referentes ao período de 1º a 11 de abril. O chat é um canal confiável de informações sobre o novo coronavírus, e funciona como um bate-papo virtual. A ferramenta foi criada pela equipe de Tecnologia da Informação da Semsa para tirar as dúvidas da população sobre a Covid-19.

“Tivemos a orientação do prefeito Arthur Neto também no sentido de buscarmos todos os mecanismos possíveis para esclarecer os questionamentos dos nossos usuários sobre esse novo vírus, desconhecido mundialmente, e cuja transmissibilidade é muito alta e que provoca a doença Covid-19”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O chat é formado por uma equipe multidisciplinar sendo três assistentes sociais, quatro enfermeiros, quatro farmacêuticos, 38 médicos e 19 operadores, além da equipe de psicologia, que conta cm aproximadamente 15 psicólogos. A equipe atua em escalas para que haja sempre quatro médicos por turno para dar vazão aos atendimentos. Os médicos cumprem turnos de quatro horas, como nas unidades em que atendem regularmente.

Os médicos passam, em média, 18m54 em atendimento, já tendo havido atendimento de até 44m37. Até ontem, foram realizados 973 atendimentos por profissionais médicos.

O acesso ao chat é simples e deve ser feito por meio do hotsite “Todos contra o novo Coronavírus”, também criado pela Prefeitura de Manaus, no endereço https://covid19.manaus.am.gov.br/. O serviço funciona de 7h às 22h, de segunda a sexta, e de 8h às 16h, aos sábados e domingos. Para entrar, basta informar nome e e-mail. Pelos registros da Semsa, os horários de maior atendimento são das 10h às 15h.

O atendimento inicial é feito pelos operadores, que fazem uma triagem para encaminhar ao profissional que melhor vai responder às dúvidas dos usuários. Em média, 44% das dúvidas foram sanadas por médicos. No geral, 29% são dúvidas que no primeiro contato são logo resolvidas porque dizem respeito a informações que estão disponíveis nos canais oficiais, como site e redes sociais da Semsa. Em caso de necessidade, o usuário é orientado a buscar uma unidade de saúde.

“Só não temos como especificar o percentual dos usuários que conseguimos evitar a ida a unidades porque não temos acesso às conversas, como forma de preservar o paciente. Mas o objetivo do chat é esse e acredito que estamos conseguindo evitar o trânsito de pacientes nas unidades, sem que haja necessidade”, informou o coordenador do chat, Marcus Vinícius Martins, que é chefe da Divisão de Regulação da Semsa.

O serviço

O “Chat Saúde On-line” foi estruturado para oferecer esclarecimentos em cinco eixos: Novo Coronavírus, Vacina, Atendimento Médico, Atendimento Psicológico e Atendimento Farmacêutico. A parte dedicada à vacinação, por exemplo, permite desfazer um equívoco que tem sido muito comum entre o público: as vacinas usadas para prevenir diferentes tipos de gripe, como a Influenza, não têm qualquer efeito sobre o novo coronavírus, como boa parte da população ainda acredita.


  • Redação/Fonte: Sandra Monteiro/Semsa.
  • Imagem: Divulgação/Semsa

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