Durante a quinta-feira (16), foi divulgado nas redes sociais imagens feitas no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, situado no bairro São José, zona leste da capital.
A gravação mostra pacientes internados e, bem ao lado da enfermaria, em um corredor, a pessoa que gravou o vídeo relata a presença de pelo menos 14 corpos no local.
A partir de uma reportagem exibida nesta quinta-feira (16), no programa ‘Balanço Geral’, exibido na Record TV Manaus, o vídeo mostra pelo menos quatro desses corpos, cobertos em uma sala que fica ao lado da enfermaria com pessoas idosas e crianças, o que contraria a determinação do Ministério da Saúde, sobre o manejo de corpos no contexto do novo coronavírus.
O procedimento correto seria os corpos serem levados ao necrotério e alocados em compartimento refrigerado e sinalizado como ‘Covid-19’.
A Secretaria de Estado de Saúde informa que providenciou um contêiner frigorífico que dará apoio no acondicionamento de corpos de pessoas que vieram à óbito com suspeita de Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro (HPS) João Lúcio, na zona leste de Manaus.
A medida é necessária para evitar a permanência dos corpos dentro do hospital durante o período em que as famílias são avisadas com a dignidade e o cuidado necessário, e assim possam providenciar o breve funeral e sepultamento.
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação
- Vídeo:Balanço Geral- Record TV Manaus,