quinta-feira, novembro 21, 2024

Artigo – Manacapuru revela o caos da saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus.

A pandemia do novo coronavírus desvela o cenário maquiado que a saúde de Manacapuru vive no cotidiano por conta da má gestão do poder público.

O município de Manacapuru está localizado no Amazonas e possui uma densidade demográfica de 11,62 hab/km² (2010), na qual a população estimada é de 97.377 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2019).  Renda per capita correspondente a aproximados R$ 15.811,31 (2017). O Prefeito é Betanael da Silva Dangelo.

A receita do orçamento anual de Manacapuru até dezembro de 2019 foi de R$ 165.376.518,06 milhões. 

Veja a movimentação dos recursos financeiros de Manacapuru.

Falta transparência sobre os dados orcamentários nos sites oficiais da Prefeitura de Manacapuru. 

Para o combate ao novo coronavírus, foi aprovado o projeto que determina que os municípios venham a ter mais flexibilidade no uso de recursos destinados à saúde,  especificamente, no uso dos saldos de repasses de anos anteriores, provenientes do Ministério da Saúde. O que requer a criação de instrumentos que impeçam ou coíbam o desvio desse investimento. Manacapuru registrou no dia 18/04/2020, 177 casos de covid19 e 10 óbitos.

Situação da saúde em Manacapuru.

O município de Manacapuru também precisa superar a relação de dependência do Estado em relação à Atenção Primária à Saúde (APS) e à Rede de Urgência e Emergência (RUE), uma vez que essa situação de dependência orçamentária é histórica (mesmo o município movimentando um número altíssimo de arrecadação, conforme apresentado nos dados acima) e se revela crítica no quadro atual referente à pandemia do novo coronavírus.

A atenção primária em saúde não é priorizada, muito menos a assistência do atendimento de urgência e emergência, onde, não dispõe de uma intervenção efetiva e demanda um alto custo para saúde com agravamento de casos que podem ser solucionados no próprio município de origem. A Telessaúde poderia ser de grande ajuda, porém, esse serviço não é viabilizado continuamente e com qualidade devido à ausência de serviços de fornecimento de internet, caixas eletrônicos, agências bancárias, além de investimentos de recursos, formação técnica na área tecnológica como em vários municípios também sofrem do mesmo descaso.

Manacapuru possui uma completa dependencia sobre da sua Rede de Urgência e Emergência (RUE) em Manaus. Durante a pandemia, essa dependência causa  transtorno, colapso e mortes desnecessárias no sistema de saúde da capital.

Em Manacapuru, o descaso do poder público é histórico e viabiliza resquícios profundos na rotina de quem lida de frente com a questão da saúde. Manacapuru é o segundo município do Amazonas com maior registro de casos positivos e de óbitos por coronavírus. Conforme denuncias realizadas no Portal Manaós, a cidade dos festivais de ciranda, está sofrendo com a falta de informação, medidas de educação em saúde e atuação médica e assistêncial no combate ao coronavírus.

A omissão do poder público sobre a rede de saúde do município impacta diretamente cada pessoa que mora nese lugar. A prefeitura de Manacapuru declarou estado de emergência e grande parte da população não aderiu ao isolamento social.

As questões socioeconômicas são os principais impasse que dificultam as pessoas a permanecerem em suas casas. Porém, o grande problema no momento é sobre as dificuldade que os profissionais de saúde enfrentam para atuar na linha de frente para combater essa doença.

Os profissionais de saúde são pessoas que possuem famílias, medo, receio e ansiedades comuns à qualquer ser humano. De acordo com denuncias feitas por profissionais de saúde, a prefeitura não está oferecendo EPIs necessários, como também está omitindo para a população o verdadeiro cenário que a saúde do município enfrenta nesse momento.

Leia os relatos de profissionais de saúde que atuam no município:

Aqui o que está acontecendo talvez não seja diferente dos outros municípios, nossa carência de EPIs é horrível já chegamos nós plantões com medo de não voltarmos pra casa livre de ser contaminados. Infelizmente temos administradores que parece que não estão nem aí para a vida dos profissionais. E com tudo isso ainda tem a questão política, essa semana deram as contas de um excelente enfermeiro só porque ele não permitiu com que nós técnicos entrássemos no isolamento porque não tinha EPI e simplesmente o demitiram. Com todo o medo de perdermos nossa vida devido esse vírus agora estamos correndo o risco de perdermos o trabalho tbm“, segundo profissional de saúde.

“Ontem tivemos a primeira morte aqui no município mesmo, uma senhora idosa que deu entrada ante ontem,o médico pediu o teste rápido e o mesmo deu negativo e ela com o tempo foi piorando,sendo que ela já não estava mais no isolamento devido ter dado negativo o resultado do teste. Ontem durante o dia ela piorou e foi intubada para poder ser removida para Manaus foi quando o doutor pediu novamente o teste e deu positivo o resultado só que o pior já tinha acontecido, a senhora infelizmente não resistiu e pela noite chegou a falecer. Colegas tbm infelizmente já adoeceram pois foram infectados e por só aumenta mais o medo.” Diz, profissional de saúde. 

Vídeo:

Imagens mostram o cemitério de Manacapuru.

Acesse: Fundo Nacional de saúde FNS – Fundo Nacional de Saúde

Reflexão: 

Lamentável que Manacapuru com uma receita tão alta não disponha de um serviço de saúde independente e de qualidade para a população.

A pandemia do coronavírus só revela a triste realidade desse município. A população sofre e pede ajuda! O sentimento desolado e a tristeza no olhar dos caboclos é tão presente, que não dá para não perceber o envelhecimento precoce, a dureza no trato, a desconfiança e a falta de fé que milhares de habitantes afirmam não possuir sobre a classe política. Falta boa vontade, falta humanidade, falta solidariedade e compromisso com o dinheiro público que deve retornar através do oferecimento de serviços de qualidade para todos.


 

  • Por Erica Barbosa /Redação Portal Manaós.
  • Imagem: Divulgação.
  • Fonte documental: Portal da Transparência/ site oficial.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias