Cartórios de Manaus enfrentam dificuldade para dar conta da crescente demanada de pessoas por certidão de óbitos. Na manhã deste domingo (19/04), dezenas de pessoas formavam fila em frente ao 8º Cartório de Registro Civil localizado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, Zona Centro Sul.
O número de mortes no Amazonas está crescendo desproporcionalmente e até domingo (19/04), foram registrados 182 mortes. Manaus é a capital do Estado com maior caso de óbitos, seguindo para segunda colocação o município de Manacapuru com 10 óbitos.
Representante de estabelecimentos de cartórios, declaram, que para suprir a procura pelo documento, os funcionários atuam além do horário de expediente e mesmo assim, isso não é suficiente para atender a população.
Os cartórios informam que as certidões de óbitos podem ser emitidas até 15 dias após o falecimento.
CERTIDÃO DE ÓBITO
A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
- Redação Portal Manaós.
- Imagem: Divulgação.