Alguns idosos moradores da Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) testaram positivo para Covid-19. Todos estão sendo atendidos pelos profissionais da casa, com apoio do Grupo Samelque disponibilizou equipamentos e treinamento aos profissionais, os idosos começam a apresentar melhoras.
A Prefeitura de Manaus informou que o espaço referência entre as instituições de longa permanência, conta com uma ala para tratamento da Covid-19, montada pelo Grupo Samel, o mesmo que administra o hospital municipal de campanha Gilberto Novaes, na zona Norte.
A unidade semi-intensiva da Fundação Doutor Thomas irá utilizar o chamado “método Vanessa”, desenvolvido pela Samel e que tem dado excelente resultados entre os pacientes. Entre as demais medidas adotadas pela instituição, a partir da confirmação de três casos de Covid-19 entre institucionalizados, está a realização de exame de tomografia nos idosos, que tiveram contato mais próximo com os infectados e o isolamento dos mesmos.
As instituições de longa permanência estão se adequando às novas diretrizes e não seria diferente em Manaus. Estou participando de grupos com diretores de ILPIs de todo o Brasil, como uma rede de apoio, com informações, pesquisas científicas, estudos de casos. Todas as medidas estão sendo tomadas para preservar os idosos e funcionários”, explica a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho.
Para o prefeito Arthu Neto, a Fundação Doutor Thomas está monitorando todos os idosos. “Temos fé que todos serão vitoriosos e os cuidados serão redobrados para que o vírus não se propague na instituição”, diz Arthur.
Alguns idosos moradores da Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) testaram positivo para Covid-19. Todos estão sendo atendidos pelos profissionais da casa, com apoio do Grupo Samel que disponibilizou equipamentos e treinamento aos profissionais, os idosos começam a apresentar melhoras. A Fundação Doutor Thomas está monitorando todos os idosos. Temos fé que todos serão vitoriosos e os cuidados serão redobrados para que o vírus não se propague na instituição.
Posted by Arthur Virgílio Neto on Saturday, April 18, 2020
Entre as demais medidas que já vinham sendo praticadas pelos servidores da FDT estão:
restrição das visitas aos idosos residentes; intensificação do monitoramento dos sinais vitais, com aferição da temperatura, duas vezes ao dia, dos idosos e servidores; distribuição de máscaras de pano para os idosos com sintomas gripais; reforço na aquisição de EPIs, para reforçar a segurança da equipe da enfermaria (óculos protetor, protetor fácil, capote impermeável, máscaras N95); redução do fluxo nos pavilhões; maior rigor na higiene das embalagens das compras antes de serem entregues aos idosos, bem como as orientações de higienização das mãos; além da aquisição de novos termômetros digitais e um monitor cardíaco.
- Fonte: Semcom.
- Imagem: Divulgação.