Na capital do estado do Amazonas, a média diária de enterros triplicou devido o aumento desenfreado de vítimas por coronavírus.
Nas redes sociais, estão circulando vídeos e imagens ocorridas no Cemitério do Tarumã, situada na Zona Oeste de Manaus, onde sete caixões foram colocados lado a lado em uma vala comum.
Neles, estão pessoas mortas pela Covid-19, enquanto um trator joga terra e cobre os caixões.
Agora, os enterros nos cemitérios públicos em Manaus são coletivos, mesmo para as pessoas que não morreram devido a doença, segundo a prefeitura de Manaus, a medida é devido o aumento de registros de óbitos e a superlotação nos cemitérios da capital.
Ao decorrer do inicio da pandemia, o cemitério chegou a separar uma área exclusiva para enterrar mortos pela Covid-19, com covas rasas e próximas umas das outras, entretanto na atual realidade, filas de carros funerários aguardam todos os dias a vez para sepultar os corpos, que são aguardados em câmaras frigoríficas por causa da superlotação.
De acordo com a prefeitura, a média de enterros em Manaus é de 30 por dia. Mas na última semana subiu para cerca de 80, chegando a mais de 122 durante o domingo (19).
O prefeito Arthur Virgílio abriu um gabinete de crise para cuidar com esse aumento, e disse que o sistema funerário também está entrando em colapso.
“Nós abrimos o gabinete de crise porque vimos uma crise que tinha o tamanho mundial e o caos funerário está aí. É a falência também do sistema de atendimento, graças ao enfraquecimento que se verificou e que parece um processo de difícil irreversibilidade”, diz o prefeito.
A situação nos hospitais de Manaus também continua no limite. Em todo o estado, já são 2.270 casos de Covid-19 e 193 mortes. Mas o próprio governo estadual já admitiu que existe subnotificação.
O governo do Amazonas relatou que 96% dos leitos de UTI dos hospitais públicos da capital estão ocupados por pacientes com coronavirus ou com suspeita da doença.
Estive reunido há pouco com o vice-presidente Hamilton Mourão, no Comando Militar da Amazônia, onde apresentei um quadro geral das nossas ações e necessidades no atendimento às pessoas vítimas do novo coronavírus.
Posted by Arthur Virgílio Neto on Monday, April 20, 2020
Confira:
Serviços – Cartórios de Manaus registram demandas por certidões de óbitos acima do normal.
- Fonte:https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/04/21/media-diaria-de-enterros-triplica-em-manaus-e-prefeitura-abre-valas-comuns-em-cemiterios-publicos.ghtml
- Imagem: Divulgação.
- Vídeo: Divugação.