sexta-feira, novembro 22, 2024

Política – Pré – candidatos a vereadores do Partido dos Trabalhadores publicam carta em apoio ao deputado José Ricardo.

Em Carta Aberta de pré-candidatas e pré-candidatos a vereadoras (es) à Direção Municipal do PT- Manaus, tem como objetivo manifestar apoio à pré-candidatura do deputado federal José Ricardo a prefeito de Manaus.

Na carta os pré – candidatos a vereança solicitam a definição urgente da pré-candidatura para prefeito em Manaus no partido e também  solicitam que os  inscritos e inscritas junto ao Diretório Municipal de Manaus como pré-candidatas e pré-candidatos a vereadores de Manaus pelo Partido dos Trabalhadores para as Eleições de 2020 à Direção do PT de Manaus tenha a decisão sobre as pré-candidaturas até o dia 02 de maio próximo.

Leia alguns pontos da Carta aberta:

1. A dramaticidade por que passa Manaus e o Amazonas exige do Partido dos Trabalhadores uma posição rápida em relação ao quadro de saúde da cidade e também a definição urgente da sua pré-candidatura para prefeito.

2. Manaus passa pela sua maior crise dos últimos 80 anos. Levantamento feito pela Casa da Cultura de Urubuí, no Portal da Transparência dos Cartórios de Manaus, indicou que de janeiro a abril de 2019, morreram em Manaus 2.200 pessoas. Este ano, de janeiro até o dia 23 de abril já morreram 3.651 pessoas (65,95%). Considerando só o mês de abril de 2019, morreram 541 pessoas. Este ano, de 1 a 23 de abril, foram a óbito 1.200 pessoas. No mês haverá um aumento maior que 121,81%.

3. Segundo o Portal Uol: “Mesmo sem considerar a subnotificação, o Amazonas tem a pior taxa de mortalidade do país: 45 óbitos por milhão de habitantes. Em seguida vêm Pernambuco e Rio de Janeiro, com 24 mortes para cada milhão”.

4. Ainda segundo essa fonte: “Manaus também ocupa o topo quando o parâmetro são mortes registradas. Entre as capitais, Manaus, Recife, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro apresentaram os maiores coeficientes de mortalidade, diz o Ministério da Saúde.”

5. A pandemia da Covid-19 trouxe cenas trágicas para a população, como: vala coletiva para enterros; centros de saúdes lotados em todas as zonas da cidade; mortes de agentes de saúde causadas por falta de EPIs.

6. Também é marcante o descaso de parte dos empresários do Distrito Industrial de Manaus, ao manterem em atividade dezenas de milhares de operários e operárias, potencializando o fator de transmissão da Covid-19 em toda a cidade. A atitude da maioria das empresas é manter o ritmo de trabalho, embora algumas tenham dado férias coletivas, mas o caso mais sério é o apontado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, de março a abril, as empresas deste setor demitiram mais 3.000 funcionárias e funcionários no período de maior ataque da Covid-19 a população, deixando trabalhadoras e trabalhadores sem emprego neste momento de fragilidade social.

7. Essa situação expôs a vulnerabilidade do Sistema de Saúde dos municípios amazonense, mas em particular o de Manaus. Ao mesmo tempo em que mostra a letargia de prefeito, governador e presidente da República na antecipação do cenário e com medidas como o isolamento social, inclusive para as fábricas do Distrito Industrial ou que essas mudassem suas linhas de produção para fazerem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para o Brasil e o mundo.

8. Nós, inscritas e inscritos junto ao Diretório Municipal de Manaus pleiteando sermos pré-candidatas e pré-candidatos a vereadores de Manaus pelo Partido dos Trabalhadores para as Eleições de 2020, solicitamos à Direção do PT de Manaus que a decisão sobre a nossas pré-candidaturas ocorra dia 02 de maio próximo.

9. Aproveitamos para manifestar apoio à pré-candidatura do deputado federal José Ricardo a prefeito de Manaus:

a) Tendo em vista desempenho eleitoral em 2016, 113.939, (10,99%), para prefeito de Manaus; em 2017, na eleição suplementar para Governador do Estado com 181.257 votos (12,17%); ainda seu desempenho como candidato para Deputado Federal, em 2018, com 197.270 votos (11,19%);

b) Seu perfil político é o mais adequado para representar o Partido neste momento, pois tem realizado defesa permanente da Zona Franca de Manaus, especialmente a luta pela permanência do Modelo bem como a garantia dos empregos e direitos dos trabalhadores do Distrito; tem pautado a defesa intransigente dos direitos dos povos indígenas, pela garantia da preservação de suas terras; atuação para a garantia e manutenção do FUNDEB, melhoria na estrutura das escolas e melhores condições para professores e estudantes; defesa do SUS, busca por ampliação dos recursos para a saúde, ampliação do quadro de profissionais bem como a melhoria das condições de trabalho e salários; revogação da Emenda Constitucional 95 que congelou os recursos destinados para Saúde e Educação; revogação da Reforma Trabalhista que elevou a quantidade de trabalhadoras e trabalhadores desempregados ou com empregos precarizados, com a retirada de direitos fundamentais;

c) Como Parlamentar tem atuado para assegurar a eficiência dos gastos e o trato dos recursos públicos; como gestor, atuou como empresário no início da carreira, gerindo sua empresa de consultoria e orientando diversas outras existentes no Amazonas.

d) Possui formação como economista e advogado reunindo nessas áreas experiências para a elaboração e execução das políticas públicas necessárias a um gestor petista.

Assinaram a carta:

1 Ademar Bandeira (Ex-vereador)
2 Antônio Velez
3 Ari dos Aquaviários
4 Bruna La Close
5 Célio Pinheiro
6 Cristiane Sales (Movimento de luta por Moradia)
7 Delegado João Tayah
8 Domingos Negreiros
9 Edmilson Lima (Professor)
10 Enfermeiro Douglas Pôrto
11 Enfermeiro Michael
12 Erika Carmo
13 Fátima Barbosa (Professora e Militante Feminista)
14 Félix dos Rodoviários
15 Filipe Fialho
16 Francione Freitas
17 Francisco Nascimento (Movimento de famílias)
18 Francisco Sena
19 Francy Junior (Historiadora e atriz)
20 Hélio dos Vigilantes
21 João Freires
22 João Pedro (Ex-senador)
23 Jucemir Comunidade Distrito
24 Keylla Marinho
25 Luiz Silva
26 Marcos Cavalo
27 Mariene Pantoja
28 Odimar Guimarães
29 Paulo Dora dos Vigilantes
30 Pedro da Ação Social
31 Professor Dênis
32 Professor Helden
33 Professor Lourenzzo Gondim
34 Professora Elisiane
35 Raimundo Nonato
36 Rodrigo Furtado Militante dos Movimentos Populares
37 Ronald Seixas
38 Ronilson Santos
39 Sassá da Construção Civil (Vereador)
40 Shirley Abreu (Socióloga e Atriz)
41 Silva Santos
42 Simone Lisboa
43 Tiago Soares
44 Ulisses Cavalcante
45 Vilberto Latorre (Contador tributárista)
46 Waldemir José (Ex-vereador)
47 Waleria Torres
48 Walter Matos (Sindicalista)
49 Willians Silva
50 Zacarias Assis

Leia a carta na íntegra: 

convocatoria oficial para reunião do dia 23 de maio previas


Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias