O hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, na zona Norte, possui 281 técnicos de enfermagem somam esforços na batalha contra o novo coronavírus, causador da Covid-19.
Em vídeo postado nas suas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, o prefeito Arthur Virgílio Neto destacou a importância desses profissionais e agradeceu o empenho em cuidar dos pacientes no hospital de campanha, administrado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire.
“São os técnicos e auxiliares de enfermagem que recebem os infectados, realizam o acolhimento dos que sofrem e acompanham, diariamente, suas condições físicas, emocionais e psicológicas. São eles que estão ao lado daqueles que não resistem à doença e também estão expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, realizando suas funções de forma abnegada, por ter um senso humanitário elevado, traço inerente a essa profissão tão valiosa. Minha gratidão e reconhecimento a esses profissionais tão importantes para nossa atenção à saúde básica e que, hoje, têm papel fundamental na luta contra a Covid-19”, destacou.
Atuando na área desde 1999, Amália deixa claro seu amor pela profissão, mesmo em um período tão desafiador. Em meio à pandemia da Covid-19, ela já viu muitos colegas de profissão terem suas vidas ceifadas, além de uma irmã. Ao mesmo tempo, recebeu notícias animadoras, como o fato da mãe, de 100 anos, que reside em Tefé – a 575 quilômetros de Manaus -, ter sobrevivido à doença. “É por isso que é tão emocionante para nós toda vez que presenciamos um paciente receber alta, sair pelo corredor da vitória”, pontua.
Até esta quarta, o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, já concedeu altas médicas a mais de 260 pacientes, graças ao empenho de profissionais de diversas áreas. A principal função dos técnicos de enfermagem é auxiliar os outros profissionais do ramo de saúde, como médicos e enfermeiros, nas atividades que envolvem o cuidado com os pacientes. “Nossa profissão é uma arte, a arte de cuidar do ser humano, da vida. É amor”, assevera.
O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído a partir da resolução nº 294/2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
- Fonte: Semcom
- Imagem: Ingrid Anne / HCM