Nesta terça-feira (2/6), a partir das 14h, a Djalma Batista, Zona Centro-Sul da capital irá ser ponto de encontro para vários “Atos” que estão sendo organizados através das redes sociais e promete “parar Manaus”.
O movimento “Amazonas pela Democracia” vem sendo promovido por ao menos duas páginas no Facebook, o ‘Manaus que Quero’ e o ‘Ação Antifascista Amazonas’.
A manifestação pró-democracia começou a ser organizado no domingo (31/5), no momento em que ocorria um ato realizado por bolsonarista na avenida das Torres, contra decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, ligados ao Movimento Conservador Amazonas, caracterizaram a manifestação de domingo como um ato solidário e patriótico.
“Estamos coletando doações de alimentos para levarmos a algumas famílias necessitadas, e também aproveitar enquanto podemos nos manifestar e fazer um protesto contra as atitudes do Sr. Alexandre de Morais, Ministro do STF que prendeu dois manifestantes em São Paulo por que os mesmos estavam realizando um ato em frente ao Prédio onde ele mora”, disse o presidente do movimento, Sérgio kruke.
Discurso inflamado
O vereador Chico Preto (DC), elevou o tom ao criticar uma postagem que pede que manifestantes se “preparem” para o evento que vai ocorrer na Djalma Batista nesta terça-feira. No cartaz, pede-se que os manifestantes usem máscaras, luvas de proteção, roupas pretas e que cubram tatuagens.
O cartaz também pede que seja levado lanches, água, itens de primeiro-socorros e protetores de ouvidos. Nas postagens, não foi possível identificar os autores da manifestação.
Para o vereador, com essas orientações nos cartazes, fica claro que os manifestantes pretendem promover atos não democráticos.
“No meu entendimento, essas pessoas têm o propósito de desestabilizar o retorno das atividades na cidade de Manaus, então, peço que as autoridades tomem providências contra essa atitude. Peço que a Câmara possa intervir para que a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal possa tomar alguma atitude, vejo com desconfiança uma manifestação em que as pessoas vão com os rostos cobertos”, ressaltou o vereador.
Educação
PROFESSORES ANTIFASCISTAS: EDUCAÇÃO PELA DEMOCRACIA intutulo o movimento de professores que estarão também nesta terça-feira (2/6), com a a CARREATA EDUCAÇÃO PELA DEMOCRACIA, com concentração às 13h, em frente ao Bradesco da Avenida Boulevard.
Os professores estão divulgando informações sobre a carreata e enfocam tomada de cuidados sobre a prevenção ao coronavírus, solicitando que cada participante do ato siga as seguintes orientações:
✅ Cada participante deve estar com MÁSCARA no rosto obrigatoriamente.
✅ Será muito importante nãoo bater papo durante o ato e manter certa distância dos companheiros em volta de si.
✅ As pessoas devem ir de calça, blusa de manga longa e cobrir os cabelos, se possível.
✅ No retorno para casa cada manifestante deve por em prática o protocolo de segurança contra a covid-19: Lavar imediatamente as roupas, desinfetar o calçado usado, passar solução de água sanitária com água no piso (por onde passou até retirar o calcado), tomar banho e lavar cabelos.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Divulgação