Na tarde da última quarta-feira (3), o narcotraficante Thiago Monteiro da Silva (35), vulgo “Thiago Mineiro”, foi preso juntamente com a esposa, Stheffany Barbosa Vasconcelos (27), durante uma operação do Departamento de Repressão do Crime Organizado (DRCO), no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
O meliante era investigado desde 2015, quando foi citado na operação “La Muralla”, que findou na prisão do líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), José Barbosa Fernandes da Silva, vulgo Zé Roberto.
Operação La Muralla – http://www.mpf.mp.br/am/projetos-especiais/memorial/atuacoes-de-destaque/operacao-la-muralla
Thiago era uma dos maiores distribuidores de drogas do país, atuando fortemente na região norte e nordeste; além das drogas o meliante também fazia o transporte de grande quantidades de dinheiro através de embarcações que eram gerenciadas por Stheffany, no porto da Manaus Moderna.
As investigações revelaram que o casal era proprietário de diversos imóveis de alto padrão na em Manaus (AM) e Fortaleza (CE), no momento da prisão vária jóias foram encontradas, além de dois veículos e uma quantia de R$10 mil em espécie, sem origem declarada.
“Thiago Mineiro é um alvo que selecionamos como um dos traficantes mais importantes de uma organização criminosa. Além de ter contrato com outros traficantes de outros Estados e outros países, ele era responsável por abastecer todo o Amazonas, Estados do Nordeste e do Sul com a droga que vinha da Colômbia e Peru. Além do tráfico de drogas, Thiago é responsável por toda a lavagem de dinheiro da organização criminosa. Ele é um elemento atípico, em relação a outros traficantes que já foram investigados. Tem uma visão administrativa muito elevada e possui bens no Amazonas e no Nordeste, como imóveis, pousadas e hotéis, e tem bastante dinheiro, ele estava em outro patamar do tráfico, possuía conhecimento, estava em contato com países do exterior para trazer drogas não apenas para o Amazonas, como também para outros Estados. Sem o Thiago nas ruas, a facção vai demorar a encontrar outra pessoa com a expertise dele para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.”, relatou o delegado.
Os envolvidos, juntamento com todo o material foram encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), apesar de estarem citados em investigações, ambos não possuem nenhum registro anterior de crime e passarão por uma audiência de custódia.
- Fonte: D24AM – https://d24am.com/amazonas/policia/lider-de-faccao-criminosa-e-sua-companheira-sao-presos-nesta-quarta-feira/
- Imagem: Divulgação