A ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), anunciou na noite de terça-feira (16/06), em Manaus, o empenho, para o próximo mês, de R$ 10 milhões para a construção da Casa da Mulher Brasileira no Amazonas.
Damares fez o anúncio acompanhada pelo secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), William Abreu, durante visita ao abrigo para pessoas em situação de rua na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul. O abrigo é administrado pela Sejusc, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
O titular da Sejusc, William Abreu, ressalta que a parceria com o Governo Federal é de extrema importância para a aplicação de políticas públicas destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Abreu agradeceu à bancada federal do Amazonas pelo empenho para a liberação do recurso.
Além de visitar o abrigo, a ministra entregou máscaras para os abrigados. Ainda na tarde de hoje, Damares se reuniu com outros secretários de Estado, deputadas e delegadas. A ministra falou sobre o encontro com o titular da Sejusc, William Abreu, e os secretários executivos da pasta.
“Nós estamos acompanhando todas as pastas, a secretaria tem diversas pastas. A questão da violência contra a mulher, houve alguns pedidos especiais, sonhos, sonhamos juntos; a proteção da mulher ribeirinha. Viemos anunciar que no próximo mês serão empenhados R$ 10 milhões para o início da obra da Casa da Mulher Brasileira aqui em Manaus. […] Queremos iniciar a obra ainda no próximo semestre”, afirmou Damares, que ainda cumpre agenda nesta quarta-feira (17/06) em Manaus.
A Sejusc acolhe 200 pessoas em situação de rua nos dois abrigos em que desenvolve atividades, na Arena Amadeu Teixeira e no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na zona oeste. Nos locais, os abrigados recebem alimentação, roupas, atendimento psicossocial e visitas de profissionais de saúde do Governo do Amazonas.
- Imagem: Arthur Castro/Secom e Clóvis Miranda/DPE-AM
- Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).