A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária inicia durante esta segunda-feira (29) o agendamento de visitas às unidades prisionais, por meio do aplicativo “Visita Legal”.
Previstas para o quarto ciclo do plano de retomada gradual do Governo do Amazonas, as visitas ao sistema prisional do estado vão voltar a ser realizadas a partir do dia 6 de julho.
O modelo de visita terá alterações para atender às orientações da Organização Mundial de Saúde, em função da pandemia do novo coronavírus. As visitas serão divididas em dois turnos (manhã e tarde) e limitadas ao número de 100 pessoas em cada período, totalizando 200, por dia, por unidade prisional.
Outra novidade é que as visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira.
“Tivemos que adotar novos procedimentos de segurança para evitar aglomerações, garantir o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde, bem como preservar a integridade dos internos, visitantes e colaboradores”, afirmou o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida.
O aplicativo “Visita Legal” está disponível no site e no sistema operacional Android. O aplicativo é gratuito e o usuário deve baixá-lo na loja de app virtual do Google Play.
No primeiro momento, internos que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 não poderão receber visitas presenciais de familiares. Para eles, será mantido o sistema da “Televisita”, que consiste em ligações por videochamadas semanais com duração de 10 minutos.
“Vamos retomar as visitas, de modo gradual, com todas as medidas preventivas de combate à disseminação do coronavírus. O objetivo é manter nossas unidades longe da doença”, comentou Almeida.
Para acessar a uma unidade prisional, os visitantes terão de aferir a temperatura, higienizar as mãos e os calçados, e fazer uso de máscara durante toda sua permanência no local.
Em casos de dúvidas sobre a localização dos internos, os familiares podem entrar em contato com o Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone: 3215-2717.
As visitas no sistema prisional foram suspensas no dia 14 de março em todas as unidades do Amazonas como medida de prevenção à propagação da Covid-19.
- Fonte: SEAP / Secom.
- Imagem: Divulgação/Seap