O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Adesam), Bráulio Lima, prestou depoimento por mais de duas horas na CPI da Saúde nesta quarta-feira (15).
Durante o depoimento foi explicado sobre o programa “Anjos da Saúde” do governo do Estado implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
Bráulio apresentou ofício que comprova que o ex-secretário da Susam, Rodrigo Tobias, tinha conhecimento do programa e assinou a sua execução. Com isso, o ex-secretário será convocado novamente a prestar esclarecimentos à CPI da Saúde.
Em seu depoimento, Bráulio disse que o valor global do contrato firmado entre a Susam e a Adesam é de R$ 5.573,12,66 e o primeiro repasse, no valor de R$ 2.476,875,31, foi feito em maio deste ano. O projeto Anjos da Saúde foi implantado pelo governo do Estado para atuar durante a pandemia do novo coronavírus.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado delegado Péricles (PSL), afirmou que houve muitas contradições pelo depoente, mas que a oitiva trouxe a certeza que a jornalista Carla Pollake participou efetivamente da execução do projeto Anjos da Saúde.
“Durante o depoimento aparecem fotos em que ela aparece participando de reunião da própria Adesam com o diretor-presidente (Bráulio Lima) para tratar do projeto Anjos da Saúde. Apesar de ele numa clara contradição dizer que ela estava tratando da cultura do Amazonas ou seja ela veio de São Paulo para falar da cultura amazonense. Está mais claro que houve participação efetiva da senhora Carla Pollake” afirmou.
Outro ponto destacado foi os nomes indicados pela Susam, antecipadamente para a Adesam, para serem contratadas.
“Eles encaminharam hoje a lista dos servidores contratados pela CLT para execução desse projeto. Nós vamos fazer a análise de cada cargo que foi contratado para verificar a quantidade. Foi requerido pelo deputado Fausto Júnior uma auditoria pelo Tribunal de Contas dessas contratações e do próprio projeto como um todo”, explicou.
- Fonte: Portal O Poder.
- Imagem: Divulgação.