No anúncio da quarta das seis etapas de reabertura da cidade, que começa nesta sexta-feira com a retomada de esportes coletivos ao ar livre e de atividades turísticas, a prefeitura deixou claro que estará de olho mesmo é na boemia desenfreada em meio à pandemia.
Após cenas de aglomerações no Leblon e em outros points do Rio, serão criados quatro micropolos nos quais fiscais, em um recuo gradeado, farão o controle do acesso às ruas mais movimentadas da noite carioca nos fins de semana.
Um sistema de fiscalização fixo será instalado nas ruas Dias Ferreira, no Leblon; na Nelson Mandela, em Botafogo; na Olegário Maciel, na Barra; e na Praça Varnhagen, na Tijuca.
“Não vai restringir totalmente (o acesso às ruas), apenas parcialmente. As pessoas estão se aglomerando nesses polos e precisamos de uma fiscalização mais incisiva!” afirmou Flávio da Graça, superintendente de Edução e Projetos de Vigilância Sanitária, explicando que cuidados serão tomados para não atrapalhar as atividades comerciais.
O anúncio do próximo passo para o “novo normal” foi feito ontem pelo prefeito Marcelo Crivella, no Riocentro. Ele explicou que, além das “regras de ouro” — como uso de máscaras e higienização das mãos — , locais muito procurados por visitantes ou mesmo por moradores da cidade, como o Pão de Açúcar e o Corcovado, terão que cumprir um espaçamento de quatro metros quadrados entre as pessoas.