Durante o começo de maio, Manaus vivia o auge da pandemia de Covid-19. O sistema de saúde da capital do Amazonas estava em colapso. Nos necrotérios, valas comuns abertas às pressas.
Atuantes da linha de frente no combate do Covid-19, afirmaram: “É uma doença muito diferente, muito diferente. A gente nunca viu nada parecido com isso que a gente tá vendo aqui.”
Aproveitando o baixo isolamento social, o novo Coronavírus tomou conta de Manaus, a tal ponto que agora a cidade pode ter atingido a chamada ‘imunidade coletiva’ ou ‘imunidade de rebanho’.
Ela acontece quando uma certa porcentagem da população é contaminada e, assim, ganha imunidade. Isso é fundamental: que a infecção realmente traga imunidade, pelo menos por um algum tempo, para quem se cura. E, tudo indica, esse é o caso da Covid-19.
“O atendimento de casos de Covid diminuiu. Estamos voltando à vida normal. Fechamos as áreas que eram exclusivas para pacientes de Covid. Estamos seguindo a vida”, relatou funcionaria da rede de saúde de Manaus.
- Fonte: G1.
- Imagem: Divulgação.