Dia 25 de agosto é o Dia nacional do Feirante, uma das profissões mais antigas do mundo e um dos pontos famosos da capital amazonense, inclusive turística, é justamente onde esses trabalhadores atuam e são essenciais: a área da Manaus Moderna, no Centro, onde ficam localizadas as feiras mais movimentadas da cidade: a Feira Moderna da Banana, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e a Feira Coronel Jorge Teixeira, popularmente conhecida como Feira da Manaus Moderna.
Durante a pandemia, assim como em outros seguimentos, alguns dos feirantes tiveram que se adaptar ao momento para continuar vendendo e começaram oferecer o serviço de delivery.
Segundo relatos, as bancas tiveram que ficar fechadas por cerca de uma semana até que a Prefeitura de Manaus autorizou a abertura do local, com o horário reduzido. Aos poucos, eles foram conseguindo recuperar o ritmo das vendas, que é a única renda da família.
Depois que o local foi autorizado a funcionar no período integral, os consumidores começaram a retornar para realizar as compras.
Como forma de combate ao contágio pela Covid-19, a Prefeitura de Manaus, realizou diversas ações de desinfecção e higienização com hipoclorito de sódio nas Feiras da Manaus Moderna.
As ações foram realizadas desde o início da pandemia, para evitar a paralisação total do lugar e garantir a segurança dos permissionários. Nos lugares, também foram colocadas informações sobre a importância da utilização do álcool em gel e das máscaras. O serviço de higienização na Feira da Banana é diário, sendo realizado pelo menos seis vezes ao dia.
- Fonte: Semcom.
- Imagem: Divulgação.