Nove dos 11 candidatos a prefeito de Manaus participam, nesta quinta-feira, 1º, do primeiro debate promovido por emissora de televisão. O debate inicia, ao vivo, às 21h30 e é promovido pela TV Band Amazonas.
Segundo informativo da emissora, participam do debate na TV, por ordem alfabética, os candidatos: Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante) José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).
Os candidatos Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não participarão do debate.
Neste ano, a mediação do debate fica por conta do jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade. O Diretor-Geral da emissora, Diego Trajano, reforça a importância do primeiro encontro entre os candidatos na Band.
”O primeiro debate dá o tom da campanha e, além disso, oferece ao eleitor a primeira oportunidade de fazer comparações já que até aquele momento ainda não tinha visto os candidatos frente a frente”, disse o diretor.
Segundo a emissora, a estrutura passa por sanitização constante por conta do novo coronavírus e um novo procedimento de desinfecção será feito no dia anterior ao programa.
O primeiro debate da corrida eleitoral Manauara será transmitido na TV aberta pelo canal 13.1 ou pela Net no canal 518 para Manaus e 22 municípios do Amazonas com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no Facebook e no YouTube (Band Amazonas). O público também poderá acompanhar os bastidores do evento nos perfis da Band Amazonas no Twitter, Instagram e Facebook (@bandamazonas).
Dinâmica
O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. O primeiro e último blocos serão usados para apresentação dos candidatos e considerações finais.
“E de forma inédita no Amazonas, cada candidato terá dois minutos (cronometrados) no segundo, terceiro e quarto blocos para um duelo com o oponente”, diz trecho do informativo.
A emissora informou, ainda, que o cronômetro vai ser disparado pelos próprios candidatos por meio de dispositivo instalado no púlpito.
“Nesse tempo, eles podem falar de temas variados, fazer perguntas e responder questionamentos obedecendo as regras de não ofender a honra do debatente”.
O objetivo é dar maior dinamismo ao debate e deixar os candidatos mais à vontade, no controle total do próprio tempo.
”Não temos dúvidas do sucesso na audiência pelo formato escolhido para este debate”, diz Trajano.
Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados indicados pela OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo mínimo de um minuto ou tempo equivalente à possível agressão.
- Fonte: Portal O Poder.
- Imagem: Divulgação.