A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama publicou um longo vídeo nas redes sociais nesta terça-feira,6, em que acusa o presidente Donald Trump de fazer uma campanha eleitoral com táticas “racistas” e de “negligenciar” a realidade na gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2)
Segundo Michelle, “o presidente e seus aliados estão buscando se aproveitar” das diversas frustrações atuais na sociedade norte-americana “para esconder sua falência” durante os quatro anos na presidência.
“Estão instaurando o medo nas relações com afro-americanos, em um ato moralmente errado e racista. […] Eles estão mentindo sobre como as minorias vão destruir os subúrbios. Mas, isso não quer dizer que funcione”, diz em um trecho do vídeo.
A democrata pede ainda que os jovens e a comunidade negra “não desperdicem” seus votos porque “nós não temos o luxo para assumir que as coisas vão ficar bem” sem ação.
Sobre a gestão da pandemia, Michelle lembrou que morreram mais norte-americanos por Covid-19 do que a soma de militares mortos nas guerras do Iraque, Afeganistão, Vietnã e Coreias.
“O presidente continua a manipular os norte-americanos como se essa pandemia não fosse uma ameaça real. E isso é só um exemplo das suas negligências. As políticas de um presidente são um reflexo direto dos seus valores e estamos vendo isso com o atual, que dedicou a sua vida apenas para enriquecer”, atacou ainda.
A advogada e escritora ainda voltou a pedir que os norte-americanos votem em Joe Biden nas eleições presidenciais neste ano.
“O racismo, o medo e as divisões são armas potentes que podem destruir esse país. Se vocês votarem em Joe Biden, as nossas vozes serão escutadas. Não desperdicem votos em candidatos de protesto”, disse ainda.
- Fonte: Portal O Poder.
- Imagem: Divulgação.