Nesta quinta-feira (08), foi iniciado o recadastramento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a mando da Prefeitura de Manaus.
A ação busca identificar os estudantes que permanecem na rede municipal de ensino e que acompanham o projeto “Aula em Casa”, além de focar no planejamento do ano letivo de 2021. Os gestores escolares entrarão em contato com os pais ou responsáveis pelos alunos até sexta-feira (06), para realizar a atualização dos dados.
Em caso de não receberem a ligação, por conta do cadastro estar desatualizado, os familiares devem procurar a equipe escolar da unidade de ensino em que o aluno está matriculado. Se o recadastramento não for efetivado, o estudante não terá como concluir o ano letivo em andamento e entrará no processo de matrículas 2021 como novo aluno a cursar o mesmo ano de ensino que em 2020.
Segundo Euzeni Araújo, subsecretária municipal de Educação, o recadastramento dos estudantes servirá para identificar aqueles que estão efetivamente ativos na rede e também para reorganizar o período da matrícula de 2021.
“A Semed pretende identificar todos os alunos da rede por meio do recadastramento e assim fechar o ano letivo de 2020 com o número exato de alunos que estão participando do ‘Aula em Casa’. Além disso, começar a programar a organização das matrículas para o próximo ano. Por isso pedimos aos pais que atendam o telefonema da direção da escola e confirmem seus dados. Quem não receber a ligação deve entrar em contato com a unidade de ensino onde o filho está matriculado”, informou Euzeni.
O recadastramento será realizado pela direção da escola onde aluno está matriculado, que entrará em contato com o responsável. Os dados serão cruzados com as informações da Gestão Integrada da Educação (Gide), a qual é responsável pela frequência dos alunos no “Aula em Casa”, a fim de atualizar o nome, número do CPF e endereço do responsável pelo estudante. Se o aluno não for encontrado, é imprescindível que o responsável procure a escola para realizar a atualização pessoalmente.
“A Semed possui mais de 240 mil alunos matriculados na rede municipal, por isso vamos fazer esse levantamento. É muito importante que o responsável fique atento, porque a escola entrará em contato por ligação ou por aplicativo de conversa. O pai ou responsável deve informar o nome completo dele e do aluno, CPF e endereço. Precisamos de todas as informações atualizadas até o próximo dia 16 de outubro”, reforçou a diretora do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), da Semed, Selma Trindade.
- Fonte: Semed
- Imagem: Divulgação