Na última segunda-feira (19), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), deu início à Semana de Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama nas unidades prisionais femininas de Manaus. A programação é alusiva ao “Outubro Rosa”.
57 internas do participaram da ação durante a abertura do evento, sendo 40 do Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF) e 17 da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM).
Ana Barroncas, secretária-executiva adjunta de políticas públicas de mulheres da Sejusc, falou sobre as ações de prevenção e a importância do “Outubro Rosa” para as internas. Foi alertado pela secretária-executiva sobre a importância do autoexame como uma maneira de identificar possíveis sinais do câncer de mama, além de incentivar as internas a trabalhar essa conscientização uma com as outras.
“É necessário que a gente pare um mês e foque nesse assunto para que todas possam se cuidar com apoio da parte médica e de enfermagem” disse.
Keyla Prado, chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), destacou a importância do debate sobre o assunto no ambiente prisional. Para a diretora do CDPF, tenente Socorro Freitas, a prevenção do câncer de mama é mais do que um ato de saúde.
“Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo, com todos que te amam, por isso é de suma importância a programação, pois isso vai conscientizar as internas a se prevenirem e se cuidarem da forma correta” declarou.
Foi anunciado pelo diretor da PFM, capitão Paulo Sérgio Cordeiro, que a unidade prisional preparou uma programação repleta de atividades.
“Vamos ter ações de saúde durante toda a semana. Isso ajuda as internas a ter uma autoestima maior” disse.
As ações referentes ao “Outubro Rosa” irão ocorrer até a próxima sexta-feira (23), através de atividades esportivas, de saúde e de beleza. Na próxima semana, será realizado um curso de capacitação “Saber Mulher” que visa oferecer conhecimento e ferramentas para as mulheres exercerem o seu direito à defesa e cidadania. O curso é fruto de uma parceria entre a Seap, Sejusc e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação/Seap