Nesta quarta-feira (21), foi cumprido pela Polícia Federal, um mandado de busca e apreensão em um endereço relacionado ao senador Fernando Collor (PROS), em São Paulo. As buscas dizem respeito à operação Quinto Ato, que investiga um esquema em 2014 e 2015 envolvendo o pagamento de propina para a liberação de licenças ambientais no Ibama, para a instalação de um porto no Paraná.
A operação foi executada por cerca de 50 policiais. Através de uma rede social, o senador disse que “foi surpreendido com este ato inusitado”.
“Fizeram busca e nada apreenderam, até porque não tinha o que ser apreendido. Vou tentar apurar a razão deste fato de que fui vítima. Nada tenho a temer. Minha consciência está tranquila”.
A operação desta quarta foi autorizada pelo ministro Edson Facchin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
12 mandados de busca e apreensão foram expedidos para atuarem em endereços vinculados aos investigados e também foi determinado o bloqueio de valores financeiros. Além de São Paulo, também há mandados sendo cumpridos nas cidades de Curitiba e Pontal do Paraná, no Paraná, e Gaspar, em Santa Catarina.
Em Gaspar, a PF de Itajaí informou que cumpriu mandados em dois endereços de uma mesma pessoa, onde foram apreendidos documentos, um celular e um computador.
- Fonte: G1
- Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado