Nesta sexta-feira (23), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou através de seu perfil no Twitter, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai liberar, ainda hoje, 60 milhões de reais com o propósito de ajudar na continuidade de ações de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal.
De acordo com nota da pasta, o Ministério do Desenvolvimento Regional já havia oferecido, anteriormente, cerca de 30 milhões de reais para que o Ibama e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) tenham recursos a fim de retomar atividades de campo de combate a queimadas.
“Desde setembro, a autarquia passa por dificuldades quanto à liberação financeira por parte da Secretaria do Tesouro Nacional. Para a manutenção de suas atividades, o Ibama tem recorrido a créditos especiais, fundos e emendas. Mesmo assim, já contabiliza 19 milhões de reais de pagamentos atrasados, o que afeta todas as diretorias e ações do instituto, inclusive, as do Prevfogo”, disse comunicado.
Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, o repasse de recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para o Ministério do Meio Ambiente ocorrerá através da descentralização de crédito, situação prevista em um decreto de julho e não será necessário haver publicação de portaria no Diário Oficial da União.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Divulgação