Nesta terça-feira (27), foi divulgada uma nota técnica pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), restringindo acompanhantes e visitas em hospitais do Estado e em serviços ambulatoriais, com o objetivo de minimizar a circulação de pessoas e reduzir o risco de disseminação da Covid-19 no Estado.
Foi apontado pela diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, que as orientações tem o propósito de intensificar o cumprimento de medidas de prevenção à pandemia do novo coronavírus, a exemplo do distanciamento social de pelo menos 1,5 metro.
“Todas as recomendações devem ser seguidas e são importantes para evitar aglomerações de pessoas em unidades de serviços de saúde, como os hospitais”, afirmou.
A Nota Técnica Conjunta nº 30/2020 tem como principais recomendações a inclusão da presença de acompanhante para alguns tipos de pacientes, como menores de 18 anos, maiores de 65 anos e mulheres no pré-parto, parto e pós-parto. Ao serem autorizados, os acompanhantes, devem passar por uma triagem antes de entrar na unidade hospitalar e obedecer a critérios, como não apresentar sintomas gripais e não ter tido contato com infectados pelo novo coronavírus.
É elucidado pela nota técnica, que foram suspensas as visitas em hospitais de referência para tratamento de Covid-19 e em unidades que não possuem fluxo diferenciado para circulação de demais pacientes e acompanhantes.
Em caso de unidades que ainda continuem recebendo visitas, é necessário observar o uso de máscara de proteção respiratória, higiene pessoal e constante das mãos com água e sabão, etiqueta da tosse, restrição da visita apenas ao quarto/box do paciente ou áreas designadas pelo serviço, além do uso apropriado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), de acordo com a política atual de visitantes da instituição.
- Fonte: Secom
- Imagem: Alex Pazuello/Semcom