Nesta segunda-feira (09), foi anunciado pelo prefeito Arthur Neto que pela primeira vez serão pagos o 14º e 15º salários para profissionais da educação infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Serão beneficiados cerca de 2,5 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), incluindo do ensino fundamental.
“Esse benefício já existia para outras modalidades de ensino, mas será a primeira vez que vamos premiar os servidores da educação infantil e de jovens e adultos, como uma forma de parabenizá-los e incentivá-los. Não só com a inauguração de creche, mas com a valorização dos nossos profissionais, faremos com que Manaus se torne a número um na educação do país, priorizando a aprendizagem dos alunos”, destacou o prefeito Arthur Neto.
É avaliado pelo Programa de Incentivo e Valorização aos servidores das unidades de ensino, a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes definidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Municipal de Ensino (IDE-Manaus), através de Cartas de Metas entregues a cada unidade.
Os requisitos para classificar as unidades que recebem o 14º salário são: apresentar a taxa de desenvolvimento integral, redução de abandono escolar, quantitativo de crianças por turma, cumprimento do currículo e a prestação de contas do exercício anterior do ano de aplicação da avaliação nacional pelo Ministério da Educação (MEC) e do ano corrente protocolado.
Para classificar o 15º salário, são avaliados o cumprimento em conjunto da taxa de desenvolvimento integral e as prestações de contas.
Além disso, ainda nesta segunda-feira (09), com capacidade de atender até 180 crianças, de 1 a 3 anos, foi inaugurada a unidade de ensino Professora Dalila Bentes Duarte.
“Além de homenagear uma grande servidora, essa creche vai trazer tranquilidade a tantas mães, que poderão se dedicar ao trabalho, pois saberão que seus filhos estarão em um lugar seguro com um dos melhores ensinos do país. Quando assumi a prefeitura, só existia uma creche na cidade, hoje estamos entregando a 22ª, com estrutura moderna, metodologia inovadora e profissionais comprometidos com a educação”, afirmou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
A estrutura da creche possui nove salas de aula, atendendo 11 turmas, sendo maternal 1 e 2, em período integral, e o maternal 3 com turmas nos turnos matutino e vespertino.
No momento, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a unidade funciona com atividades remotas, e conta com professoras, gestora e pedagogo, que auxiliam os responsáveis pelas crianças com orientações através do guia “Vivência de Criança Saberes Familiares”.
Para a dona de casa e líder comunitária Suely Oliveira, a creche é um grande ganho para as famílias do Santa Etelvina.
“Agradeço em nome da comunidade e das mães que são atendidas aqui no Santa Etelvina, principalmente para as famílias carentes, que não têm condições de pagar uma creche para seus filhos. Sentimos que é uma verdadeira valorização na educação da comunidade”, agradeceu.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Alex Pazuello / Semcom