Nesta terça-feira (10), foi informado que cerca de 3,2 mil membros da segurança pública do Estado do Amazonas, irão formar o efetivo de atuação nas eleições municipais deste ano, em Manaus e no interior.
Conforme informado pelo secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, a ação irá seguir o modelo internacional adotado em grandes eventos.
“O plano tático integrado envolverá forças federais, municipais e a Justiça Eleitoral com o objetivo de garantir tranquilidade ao cidadão amazonense no pleito do próximo domingo, 15, em todo o Estado”, ressaltou o secretário.
O secretário de Segurança Pública afirmou que mais de 2,6 mil policiais militares farão parte do efetivo extra de atuação nas eleições.
“Desses, 1.325 mil serão empregados no interior e 1.275 na capital, além de 450 Policiais Civis, sendo 350 na capital e 100 serão deslocados para o interior do Estado. Também, 23 bombeiros estarão de prontidão no dia da eleição”, disse.
Conforme informado por Bonates, em torno de 200 homens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Trânsito, realizarão o cumprimento a portaria estabelecendo a Lei Seca durante o pleito eleitoral.
“Na Polícia Civil será criada uma Central de Flagrante de Crimes Eleitorais, com números disponibilizados para a população denunciar. Teremos uma novidade este ano, normalmente o Centro Integrando de Comando e Controle funcionada no CICC de todo o pleito eleitoral, este ano, com o objetivo de dar mais celeridade as respostas que se façam necessária, teremos três centros integrados, o geral no CICC com atenção especial para a capital, mas também recebendo informações do interior, bem como um que será criado pela Polícia Militar, no Comando-Geral, onde funcionará um centro de comando e controle do interior”, disse Louismar.
Além disso, foi acrescentado pelo secretário que 21 municípios contarão com a atuação da Polícia Militar.
“Temos atuação em conjunto com o Exército Brasileiro, em 33 outros municípios e atuação só do Exército acontecerá em outras sete cidades, de maneira que em todos os municípios o sistema de segurança pública estará presente”, ressaltou.
Emília Ferraz, delegada-geral da Polícia Civil, afirmou que haverá delegados de polícia em todos os municípios.
“Na capital, foi montado uma grande estrutura, onde a delegacia de crimes cibernéticos vai fazer dois dias toda a apuração de crimes eleitorais. Além disso, na capital, teremos um efetivo de 350 polícias a mais do que já existe hoje, trabalhando no dia da eleição”, ressaltou.
- Fonte: SSP-AM
- Imagem: Matheus Castro