No próximo domingo (15), irão ocorrer as eleições para prefeito e vereador em todo o Brasil. Em virtude disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma série de orientações sobre o pleito por conta da pandemia do novo coronavírus.
O Plano de Segurança Sanitária diz respeito às instruções sobre a organização das seções eleitorais, além disso, quem for diagnosticado com Covid-19 ou sentir alguns dos sintomas característicos, como febre, não devem comparecer aos locais de votação e precisam justificar o voto.
Horário para prioridade:
A Justiça Eleitoral informou que não serão disponibilizados medidores de temperatura no local de votação, apenas álcool em gel para uso antes e depois de manipular a urna eletrônica.
A utilização de máscara é obrigatória, além disso, cada eleitor deve levar uma caneta esferográfica azul ou preta para assinar o caderno de votação, pois a biometria estará suspensa nesta edição do pleito como medida de segurança contra a Covid-19.
A votação irá começar às 7h, uma hora mais cedo do que o costume e perdurará até as 17h. O período da manhã até às 10h da manhã servirá como prioridade para os maiores de 60 anos.
É orientado o eleitor que não pertence a essa faixa etária evite ir ao local, pois haverá uma fila de prioridade que poderá causar aglomeração. Além disso, os que puderem fazer uso do horário privilegiado também diminuirão o fluxo nos outros horários do dia.
Para respeitar o protocolo de distanciamento também haverá distribuição de senhas no fim do dia para que todos que compareceram dentro do horário possam efetuar seu voto.
Distanciamento social:
Deverá ser respeitada a distância de 1 metro entre cada pessoa, mesma recomendação utilizada nas filas de espera. Para comprovar a sua identidade, os eleitores terão apenas que levantar um documento com foto em sua mão, para que o mesário veja sem aproximação.
Após isso, o eleitor poderá higienizar as mãos e assinar o caderno de votação com sua própria caneta se possível. Se o comprovante de votação for necessário para a pessoa, esse o momento de pedi-lo. Depois ele poderá ir a urna e efetuar sua participação no pleito. Após usar a urna também é recomendado a limpeza com álcool em gel.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Divulgação