Nesta sexta-feira (13), seis dias após o anúncio da eleição de Joe Biden, foi a vez da China parabenizar o futuro presidente dos Estados Unidos.
“Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a Harris”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin.
Na segunda-feira (09), disse apenas que “entendemos que o resultado das eleições presidenciais americanas será determinado de acordo com as leis e procedimentos dos EUA”.
O atual presidente, Donald Trump, não admitiu a derrota no pleito e busca mudar o resultado da eleição através da justiça, por alegar ter ocorrido uma fraude.
Os poucos líderes mundiais que ainda não felicitaram o presidente eleito são o presidente russo, Vladimir Putin, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, o presidente mexicano, López Obrador, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.
Ainda na segunda-feira (09), dois dias após a divulgação do resultado, segundo o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, “é correto esperar os resultados oficiais das eleições”.
Nesta quinta-feira (12), o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, afirmou que o sistema eleitoral americano é “arcaico” e complementou dizendo que “parabéns são enviados antes da publicação dos resultados quando não há disputa”.
- Fonte: G1
- Imagem: Reuters