Nesta segunda-feira (16), o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse acreditar que os Jogos de Tóquio serão realizados com sucesso, podendo ser permitida até a presença de plateia.
Bach está visitando Tóquio por dois dias e isso deve influenciar os esforços do Japão para sediar a Olimpíada, porém o público está receoso com a contaminação pelo novo coronavírus.
Os organizadores do evento se reuniram com o presidente do COI para debater como será feito o evento esportivo durante a pandemia, de modo que seja garantida a segurança dos mais de 11 mil atletas internacionais.
Bach disse à governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que acredita em uma vacina disponível já no próximo verão. De acordo com ele, o COI vai assegurar que os participantes e os visitantes estejam vacinados antes de chegarem ao Japão. Entretanto, ele afirmou que não será obrigatória a vacinação dos participantes dos Jogos.
“Para proteger o povo japonês, e por respeito pelo povo japonês, o COI fará um grande esforço para que… os participantes e visitantes da Olimpíada cheguem aqui vacinados se, até então, uma vacina estiver disponível”, disse.
Foi realizada uma pesquisa pela rede de televisão Asahi em que 60% dos entrevistados concordavam com o adiamento ou cancelamento dos Jogos Olímpicos.
Depois de se reunir com Koike, Bach abordou manifestantes que portavam cartazes e usavam alto-falantes para pedir o cancelamento da Olimpíada.
- Fonte: D24am
- Imagem: Reuters