Neste domingo (29), irá ocorrer o segundo turno das eleições para decidir o futuro prefeito de Manaus. Com o objetivo de promover tranquilidade nas votações, cerca de 4 mil agentes da segurança pública serão empregados no pleito.
O efetivo faz parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Além de ações de acompanhamento de zonas eleitorais e atendimento de denúncias de crimes eleitorais, o efetivo realizará reforço no patrulhamento para prevenir ocorrências, no atendimento dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), e nas unidades do sistema prisional, lanchas e viaturas disponíveis.
A partir deste sábado (28), a Polícia Militar inicia a atuação no perímetro urbano e rural de Manaus.
“Essa é uma operação integrada para assegurar ao cidadão que o seu direito de votar aconteça dentro da maior tranquilidade. Além de todo o efetivo empregado nas ruas, vamos ter a base de acompanhamento situacional no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), em que poderemos ter um monitoramento em tempo real da cidade”, enfatizou o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates.
A operação “Lei Seca”, que ocorrerá a partir desde sábado em duas frentes.
A primeira será com a Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela SSP com participação de órgãos das esferas estadual, federal e municipal.
A segunda será coordenada pela Polícia Civil, que também vai atuar em prol do cumprimento do decreto.
Em toda a cidade, o Detran-AM vai atuar com as barreiras de vistoria de veículos, com uma plataforma móvel e uma viatura para atender às demandas mais rápidas de cada região.
As equipes estarão preparadas para qualquer demanda, principalmente auxiliar o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) na fluidez do trânsito no dia da votação, garantindo a chegada do eleitor com segurança às zonas eleitorais.
“Também vamos auxiliar as forças de segurança pública a fim de combater a prática de crimes eleitorais, especialmente a boca de urna. Se for o caso, removendo inclusive veículos que estejam sendo utilizados para essa prática”, explicou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.
No dia do pleito, a Delegacia Especializada em Repressão e Crimes Cibernéticos (DERCC), localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), no Dom Pedro, será base para procedimentos eleitorais, realizando registros de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), que correspondem a crimes de menor potencial ofensivo.
Os crimes eleitorais serão encaminhados para a base, e a autoridade policial irá determinar a lavratura do TCO, liberando o autor em seguida, desde que ele assuma o compromisso de comparecer ao juiz eleitoral para maiores esclarecimentos depois.
A Polícia Federal (PF) cuidará das prisões em flagrantes. Todas as delegacias da Polícia Civil funcionarão das 7h às 17h em Manaus.
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação