sexta-feira, novembro 22, 2024

Educação – “Novinho em folha” – Prefeitura inaugura Cime do bairro Gilberto Mestrinho.

Nesta quarta-feira (02), foi inaugurado pelo prefeito Arthur Neto, o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, localizado no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus.

A unidade pode receber até 1,6 mil alunos no ano letivo de 2021, nos ensinos infantil e fundamental.

“Quando as comunidades virem o que são essas escolas integradas à sua vida diária e promovendo educação de qualidade, não vão querer escolas diferentes, vão exigir que as próximas a serem construídas sigam esse padrão de ‘escolona’ que construímos, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Eu deixo mais cinco financiadas, para que o próximo prefeito as construa, sem que seja necessária a contrapartida, porque já construí as sete creches exigidas”, afirmou o prefeito.

O prefeito destacou que os Cimes são estruturas modernas, que reforçam mais ainda os avanços obtidos na área da Educação, nos últimos anos.

“São escolas públicas sem igual no Brasil, que o resto do país vai imitar. Elas vão oferecer educação para as crianças mais pobres e é essa diferença que quero fazer, quero condições iguais na educação”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária, as novas estruturas físicas favorecem um novo tempo na educação, que não se restringe mais às salas de aula, processo evidenciado pela pandemia da Covid-19.

“Essas estruturas dos Cimes têm salas móveis e muitas áreas abertas, onde os alunos vão poder aprender a partir do seu próprio protagonismo. Estamos deixando de ser uma educação de transmissibilidade, para ser uma educação de interação, que só estruturas como essas permitem”, afirmou Kátia.

O Cime recebeu esse nome para homenagear o senador amazonense Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, pai do prefeito e filho do desembargador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro. Ele exerceu cargos executivos no governo do Amazonas, foi deputado federal e senador de República, mandato que não chegou a cumprir, porque foi cassado pelo regime militar. 

“Ele liderou, junto ao Almino Afonso, uma obstrução ao orçamento, que só foi encerrada quando os recursos foram aprovados para fazer a eletrificação de Manaus e, posteriormente, um projeto dele aprovado criou a Universidade do Amazonas, hoje Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Antes disso, Manaus era uma exportadora de cérebro, as pessoas iam estudar em outros Estados e por lá ficavam”, relembrou o prefeito.

O Cime atende a educação infantil e ensino fundamental em um só local, dispondo de 576 vagas para alunos da educação infantil e 1.024 para o ensino fundamental.

A estrutura possui 12 salas de aula em cada prédio, salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários masculino e feminino, brinquedoteca, jardins e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório.

O prédio do ensino fundamental é de dois andares, mas oferece uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldades de locomoção.

“Minha filha vai adorar essa escola. Ela é maior, mais confortável, tem sala de música. Acho que ela vai aprender muito aqui, aprender inclusive a ser uma pessoa melhor, mais preparada”, disse a moradora Viviane Brito dos Santos, que já tem a vaga da filha assegurada para o Cime Arthur Virgílio Filho.

“Eu fiquei feliz porque ela já veio direto para cá. É muito melhor do que a escola que ela estudava”, comparou.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Alex Pazuello/Semcom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias