Na manhã desta sexta-feira (18), o registro de candidatura do prefeito eleito de Coari, Adail Filho (Progressista), foi cassado por unanimidade pelos juízes eleitorais do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas).
Além disso, foi definido que irá ocorrer uma nova eleição no município entre 20 a 40 dias. Por hora, o presidente da Câmara Municipal de Coari deve assumir o comando da prefeitura do município até a posse do prefeito eleito na eleição suplementar.
O relator do caso, juiz Marco Antônio Costa, entendeu que a eleição de Adail Filho neste ano configura terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo núcleo familiar, proibido pelo Artigo 14 da Constituição Federal.
A decisão teve o aval dos juízes eleitorais Márcio Cavalcante, Victor Liuzzi, Sabino Marques, Fabrício Marques, Giselle Pascarelli e Aristóteles Thury. O relator sustentou que Adail Filho está inelegível.
“O recorrido, ora prefeito eleito para um segundo mandato consecutivo, está inelegível, por configurar um terceiro mandato consecutivo do mesmo grupo familiar, uma vez que é filho do ex-prefeito Manoel Adail Amaral Pinheiro, que foi eleito para o mandato anterior de 2013 a 2016”, disse Costa.
- Fonte: Portal Amazonas Atual
- Imagem: Divulgação