sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Governador anuncia decreto estabelecendo o fechamento de serviços não essenciais.

Na tarde desta quarta-feira (23), foi anunciado pelo governador Wilson Lima, um novo decreto estabelecendo medidas restritivas para combater o avanço da Covid-19 no Estado durante o período de final do ano.

O decreto será válido a partir do dia 26 de dezembro e tem previsão para durar até 10 de janeiro, onde comércios, estabelecimentos não essenciais e shoppings, funcionarão através de drive-thru e delivery, até as 21h.

Além disso, eventos como casamentos e formaturas estão terminantemente proibidos, reuniões comemorativas suspensas, feiras e mercados funcionarão com horários estabelecidos posteriormente e espaços públicos do estado serão fechados.

Os serviços essenciais citados, que podem funcionar normalmente foram padarias, supermercados, farmácias, vendas de gás e água, serviços de abastecimento de energia elétrica, dentre outros.

De acordo com Wilson Lima não haverá lockdown, visto que esta medida não foi implantada no pico da pandemia e não será imposta agora. Porém, em virtude do aumento no número de casos de Covid-19 no estado, e a grande ocupação da rede de saúde do Estado, pública e privada, por casos da doença, medidas precisaram ser tomadas.

“Na rede pública, só no Hospital Delphina Aziz, nós temos uma ocupação, hoje, de 94% dos leitos clínicos e 99% de ocupação de leitos de UTI.”

Ele ressaltou que no último mês foram implantados 50 novos leitos de UTI e já estão praticamente, todos ocupados. Ainda segundo o governador, o aumento de casos de Covid-19 no estado tem relação com as eleições municipais, festas clandestinas e outros eventos que geraram aglomerações.

“São decisões que nós não queríamos estar tomando, mas são decisões necessárias. Levando em consideração que muitos estão ignorando o uso da máscara, o distanciamento social e outros protocolos da área de saúde que são importantes para não disseminar o vírus” disse o governador.

Segundo o chefe de governo, os números mostram que a faixa etária mais contaminada é entre 20 e 49 anos, porém os que mais morrem têm mais de 60 anos, representando 73% dos mortos.


  • Fonte: Marcela Nunes – Redação Portal Manaós
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias