Apesar da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) estar em recesso, seguem funcionando as atividades da Diretoria de Comunicação, que administra o sistema reunindo TV, Rádio e o Portal Aleam, além das mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Os trabalhos de distribuição de material jornalístico e o atendimento às demandas da imprensa continuarão a ser executados normalmente.
A TV Aleam, que é exibida nos canais 6 da NET, 6.3 no canal aberto, ao vivo no Youtube e Facebook, continuou produzindo matérias, como a transmissão ao vivo das sessões. Porém, ficam suspensos os telejornais, por conta do risco de contaminação com o uso de microfones e demais equipamentos.
O coordenador da TV Aleam, jornalista Saulo Borges, afirma que, em virtude do recesso, os servidores que estavam trabalhando presencialmente nas transmissões das Sessões Plenárias voltaram a trabalhar em casa.
“A partir de janeiro trabalharemos matérias de retrospectiva de 2020 e os nossos colaboradores atuarão através do sistema de plantão, caso haja alguma necessidade de trabalho presencial”, disse.
De acordo com o diretor de Comunicação da Aleam, jornalista Cláudio Barboza, é necessário continuar a desenvolver o seu papel institucional de informar a população das atividades parlamentares e prestação de serviços.
“É fundamental neste momento de pandemia que as informações da Diretoria de Saúde da Casa sejam mantidas, para a prestação de informações aos servidores e à sociedade. As atividades dos deputados e deputadas continuarão a ser noticiadas, assim como os projetos aprovados e viagens ao interior”, demonstrou.
O portal Aleam (www.ale.gov.br) está trabalhando com os relatórios de atividades das diretorias existentes na Casa Legislativa, das ações das Comissões Técnicas, matérias dos parlamentares e sua distribuição à imprensa.
A Rádio Aleam, transmitida na frequência 106,9 MHz, em parceria com a Rádio Senado Federal, permanece com a transmissão normal. Conforme o coordenador João Sant’anna, a Rádio manteve seus funcionários em trabalho remoto, mas não parou nenhuma atividade.
“Os servidores da Rádio estão em trabalho remoto, realizando a cobertura das atividades no plenário virtual e enviando o material para as rádios de Manaus e interior. Ao retornar com as Sessões Plenárias híbridas, a Rádio passou a trabalhar em sistema de plantão e assim pudemos realizar todos os trabalhos necessários”, afirmou Sant’Anna.
A Aleam cresceu 170% no Facebook em apenas dois anos, chegando a 22.700 seguidores. No Instagram aconteceu o mesmo, um aumento de 1.200 para 12.300 cidadãos seguindo a Aleam na mídia social.
“Durante as sessões virtuais chegamos a mais de 7 milhões de pessoas alcançadas, com um pico de 172 mil em uma única sessão”, comentou o coordenador de mídias sociais, Rafael Borges.
Além disso, pode ser acessado o repositório de fotos realizadas pelos fotógrafos da Casa, que estão disponíveis no site Flickr, e servem para alimentar a imprensa e demais setores da sociedade que desejam utilizá-las.
- Fonte: Aleam
- Imagem: Divulgação