sexta-feira, novembro 22, 2024

Infraestrutura – Prefeitura inaugura quatro obras de educação, saúde, assistência social e limpeza pública.

Nesta segunda-feira (28), o prefeito Arthur Neto inaugurou quatro obras nos setores de saúde, educação, assistência social e limpeza pública.

Pela tarde foi inaugurada a sala de controle e monitoramento do Aterro Municipal, que faz o acompanhamento de toda a coleta domiciliar da cidade, por meio de GPS e vídeo wall. Além disso, foi entregue o albergue municipal de Manaus Gecilda Albano Peçanha, no Morro da Liberdade, zona Sul, para acolhimento de pessoas em situação de rua.

Durante a manhã o prefeito realizou a inauguração de uma clínica da família e uma creche, na zona Norte.

“É o controle absoluto da movimentação dos carros coletores, temos condições de saber quem está cumprindo suas rotas e se as empresas sempre estão trabalhando em sua capacidade máxima, coletando o lixo”, explicou Arthur Neto.

Os novos equipamentos servem como medidas de modernização do aterro. Além disso, também foi entregue a segunda balança de medição, com maior precisão e operação feita por transponder – aparelho emissor-receptor, que responde automaticamente a uma mensagem de identificação.

Os veículos são pesados ao entrar e sair, aferindo, com precisão, o peso da carga deixada, de forma digital, sem interferência manual. A sala de monitoramento também está equipada com GPS e toda operação de coleta está monitorada.

“Para evitar qualquer dúvida, temos duas balanças. Uma, quando o carro entra cheio e acusa o peso e, na saída, outra balança mede apenas o peso do veículo, fazendo um controle preciso, sem qualquer possibilidade de fraude”, observou o prefeito.

Na tarde desta segunda-feira, foi inaugurado o albergue municipal de Manaus Gecilda Albano Peçanha, localizado no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul da capital.

“Há pessoas que vivem em situação de rua. Já temos muitas iniciativas que se destinam a pessoas em situação de vulnerabilidade e agora temos algo inédito no Amazonas e no Norte, que é um albergue, e é um piloto, porque precisa de mais até chegar a um número significativo. Temos camas, colchões, iluminação boa, ar-condicionado e quartos coletivos e individuais”, explicou o prefeito.

“É uma obra de grande alcance social e extremamente humana. Temos uma política social redonda, sempre com foco no desprivilegiado”, destacou Arthur Neto.

O espaço pode abrigar até cem pessoas, mas deverá iniciar com o atendimento de 50 pessoas em situação de rua, em virtude do distanciamento social pela Covid-19.

Serão oferecidos café da manhã e jantar, enquanto o almoço será servido na Cozinha Comunitária da Panair, também na zona Sul. Além disso, haverá atendimento psicossocial, lavanderia para higienização, banho, guarda-pertences e atividades sociais.

Gecilda Albano Peçanha, que dá nome ao albergue, morreu aos 67 anos, no dia 14 de setembro, vítima da Covid-19. Ela era assistente social, servidora da Prefeitura de Manaus desde 2009, onde atuou em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade, das crianças e adolescentes, dos direitos humanos, entre outros.

“Estamos fazendo uma homenagem a uma servidora, que tinha um grande sonho, de fazer uma grande campanha de mobilização contra o abuso sexual contra as crianças e nós fizemos, em 2019. E nós queremos agradecer por essa homenagem”, disse a ex-secretária da Semasc e ex-deputada, Conceição Sampaio.

Pelo período da manhã, o prefeito Arthur Neto inaugurou a creche municipal Tude Moutinho da Costa, localizada na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte.

Podem ser atendidas até 200 crianças, de 1 a 3 anos. O prédio conta com nove salas de aula, atendendo 11 turmas, sendo maternal 1 e 2 em período integral e o maternal 3 com turmas nos turnos matutino e vespertino.

“Que se façam mais creches, porque é a primeira e primordial educação escolar oferecida para uma criança”, argumentou o prefeito, alertando, mais uma vez, sobre o que chamou de “equação perversa” entre os recursos federais e municipais destinados à construção e ao custeio de uma creche.

“O custeio é muito mais caro que a construção, porque o governo federal banca apenas 10% e isso dificulta às administrações municipais. É preciso inverter essa equação, fazer algo que permita a construção de mais creches”, defendeu o prefeito.

A primeira obra inaugurada no dia foi a clínica da família Professor Carlson Gracie, no bairro Nova Cidade, zona Norte, com capacidade para fazer, aproximadamente, 17 mil atendimentos por mês. A clínica já começa a funcionar nesta terça-feira (29), com atendimento preferencial a pessoas com sintomas da Covid-19.

“É uma Unidade Básica de Saúde do tipo 4, com tudo o que a saúde da família precisa e vai ajudar muito no combate à Covid-19 e em um momento em que a pandemia dá sinais de novo agravamento”, disse o prefeito Arthur Neto.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Valdo Leão / Semcom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias