Neste sábado (09), foi anunciado pelo Ministério da Saúde que a produção completa de imunizantes contra a Covid-19 produzidos pelo Instituto Butantan, será adquirida exclusivamente pelo Governo Federal.
Segundo o pronunciamento realizado, as doses serão incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.
Na quinta-feira (07), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia anunciado a compra de 100 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida entre o Butantan e o laboratório Sinovac. Conforme o contrato, 46 milhões de doses serão entregues até abril, além da opção de compra de mais 54 milhões de doses.
Segundo o ministério, em reunião nesta sexta-feira (08), “representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan acertaram que a totalidade das vacinas produzidas pelo laboratório paulista serão adquiridas pelo Governo Federal”.
A pasta afirmou também que os “brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”.
Ocorrerá uma reunião em breve, entre o ministro Pazuello e representantes dos secretários estaduais e municipais de saúde para detalhamento da logística de distribuição e do calendário da campanha de vacinação.
Ainda segundo o ofício, o Ministério da Saúde ressaltou que as doses da vacina serão distribuídas aos estados em quantidade proporcional à população de cada um e que os estados farão a distribuição do imunizante para os municípios.
Além disso, foi informado que a campanha de vacinação deve começar “tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa — para uso emergencial ou o registro definitivo”, de forma gratuita e universal.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação